Coronavírus

Minas Gerais Upas de BH vão aplicar 42 mil testes rápidos para covid-19

Upas de BH vão aplicar 42 mil testes rápidos para covid-19

Medida tem o objetivo de filtrar quais pacientes estão com o coronavírus; nove centros de Saúde vão atender 24 horas por dia

Upas vão fazer testes rápidos da covid-19

Upas vão fazer testes rápidos da covid-19

Reprodução / Google Street View

Belo Horizonte anunciou, nesta segunda-feira (22), que vai realizar testes rápidos de covid-19 em pessoas que estão aguardando por atendimento nas Upas (Unidades de Pronto Atendimento) da capital.

De acordo com o Executivo, foram adquiridos 42 mil testes do tipo “antígeno”, que indicam se a pessoa está com o vírus em seu organismo naquele momento. Ele é mais prático que o teste tipo RT-PCR, que precisa de mais aparato técnico e mais tempo para se chegar ao resultado.

Veja: Esgotam vagas nas UTIs de BH para internação de casos da covid

A medida tem o objetivo de “filtrar” aqueles pacientes que realmente estão com o vírus e precisam ser internados em leitos intensivos. A aplicação dos testes deve começar ainda nessa semana.

Centros de Saúde 24 horas

Nesta segunda, a Secretaria de Saúde determinou que as Upas passem a priorizar casos suspeitos da covid-19. Isso significa que pessoas com outros problemas de Saúde vão passar pela triagem, mas serão encaminhados para os Centros de Saúde.

Para dar apoio nessa logística, a prefeitura vai escolher um posto em cada regional da capital, que vai passar a funcionar 24 horas por dia para atender casos de baixa e média complexidade com problemas não respiratórios. As Upas vão continuar recebendo, além dos casos suspeitos de covid-19, crianças e pessoas com traumas físicos.

A lista de Centros de Saúde que passam a funcionar durante 24 horas ainda será divulgada pela prefeitura.

*Estagiário do R7 sob a supervisão de Flavia Martins y Miguel

Últimas