Minas Gerais "Vacina chegará a todo mineiro que quiser vacinar", diz Romeu Zema

"Vacina chegará a todo mineiro que quiser vacinar", diz Romeu Zema

Governador de Minas Gerais foi a Brasília para participar do lançamento do Plano Nacional de Imunização; não há data para início da imunização

Zema foi a Brasília para lançamento do plano

Zema foi a Brasília para lançamento do plano

Reprodução/redes sociais

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), disse nesta quarta-feira (16) que a vacina contra a covid-19 "chegará a todo mineiro que quiser vacinar". Zema esteve no lançamento do Plano Nacional de Imunização, em Brasília e gravou um vídeo sobre o anúncio do governo federal. 

No entanto, como o Executivo federal não detalhou as datas do início do programa de imunização, o governador de Minas também não quis se comprometer com o calendário.

— As datas ainda serão definidas e estaremos informando todos os mineiros. Fica aqui o meu comprimisso de que a vacina chegará a todo mineiro que quiser vacinar.

Zema disse, ainda, que o governo federal vai repassar as vacinas e caberá a cada estado distribuir os imunizantes.

O governador de Minas Gerais, que estava acompanhando do secretário estadual de saúde, Carlos Eduardo Amaral, tem adotado postura de aguardar as definições do governo federal para se posicionar com relação à imunização contra a covid-19.

Em coletiva de imprensa nesta semana, o governador avaliou que os Estados e municípios que iniciarem a vacinação antes do restante do país vão provocar o que chamou de "corrida maluca" e "tumulto".

A postura de Zema se contrapõe à do prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD). Nesta semana, o chefe do Executivo municipal foi até São Paulo para firmar um acordo com o governador João Dória (PSDB) para garantir a vacinação para profissionais de saúde das redes pública e privada da capital mineira.

Segundo a prefeitura, a aplicação das 400 mil doses começará no dia seguinte à vacinação do estado paulista, marcado para 25 de janeiro, desde que a CoronaVac esteja registrada junto à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Últimas