Coronavírus

Minas Gerais Vacinação contra covid-19 em BH é ampliada para público com 28 anos

Vacinação contra covid-19 em BH é ampliada para público com 28 anos

Prefeitura também convoca trabalhadores da Educação Infantil para aplicação da 2ª dose; veja cronograma da vacinação

  • Minas Gerais | Lucas Pavanelli e Célio Ribeiro*, do R7

Grupo com 28 anos será vacinado na terça (17)

Grupo com 28 anos será vacinado na terça (17)

Reprodução / Freepik

Belo Horizonte anunciou, nesta sexta-feira (13), a ampliação da vacinação contra a covid-19 para os moradores com 28 anos. Este público recebe a primeira dose do imunizante na próxima terça-feira (17).

A prefeitura também convocou os trabalhadores da educação infantil para receberem a segunda dose da vacina entre quarta (18) e quinta-feira (19). Os moradores com 38 anos que receberam a Coronavac entre 14 e 28 dias atrás vão poder completar o esquema vacinal na sexta-feira (20).

Confira o cronograma atualizado de vacinação em Belo Horizonte:

- 13/08 (sexta-feira): primeira dose para pessoas de 30 anos, completos até 31 de agosto, exclusivamente residentes de Belo Horizonte;

- 14/08 (sábado): primeira dose para pessoas de 29 anos, completos até 31 de agosto, exclusivamente residentes de Belo Horizonte.

- 16/08 (segunda-feira): repescagem da primeira dose para moradores de 31 a 29 anos; repescagem da segunda dose para pessoas com comorbidades, gestantes, puérperas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente (com e sem BPC) e síndrome de Down;

- 17/08 (terça-feira): primeira dose para pessoas com 28 anos, completos até 31 de agosto, exclusivamente residentes de Belo Horizonte.

- 18/08 (quarta-feira): segunda dose para trabalhadores da Educação Infantil de 59 a 41 anos;

- 19/08 (quinta-feira): segunda dose para trabalhadores da Educação Infantil de 40 a 18 anos;

- 20/08 (sexta-feira): segunda dose para pessoas de 38 anos, vacinadas com a CoronaVac, em que o prazo de intervalo entre a aplicação das doses é de 14 a 28 dias.

Como se vacinar

Para receber a primeira dose da vacina contra a covid-19, é preciso apresentar documento de identidade com foto, CPF e comprovante de residência. A pessoa não pode ter recebido nenhum imunizante nos últimos 14 dias nem ter tido sintomas da doença nos últimos 30 dias.

Nos dias úteis, a campanha de vacinação vai das 8h às 17h nos postos fixos e extras e das 8h às 16h30 nos pontos de drive-thru. Já aos sábados, os postos fixos funcionam das 7h30 às 14h e os drive-thrus das 8 às 14h.

A capital também disponibiliza quatro pontos de vacinação que atendem, em dias úteis, até às 20h. Cada público é atendido em locais específicos e a lista atualizada com todos os endereços está disponível no site da prefeitura.

Veja: Estratégia da Prefeitura de BH dificulta escolha da marca de vacina

Repescagem

A prefeitura segue realizando a aplicação da segunda dose do imunizante em pessoas que perderam a data para a qual foram convocadas. A vacinação acontece apenas em postos específicos. Este público tem somente uma semana para procurar uma unidade de Saúde e, caso perca o prazo e não apresente justificativa, deverão aguardar uma nova convocação. A lista dos postos destinados à repescagem está disponível neste link.

Até esta sexta-feira (13), a capital mineira havia recebido 2.904.332 vacinas contra a covid-19, tendo aplicado mais de 2,3 milhões delas. Dos mais de 2,5 milhões de habitantes de Belo Horizonte, 60,5% receberam a primeira dose e 31,3% estão totalmente imunizados.

Confira o avanço da vacinação contra a covid-19 pelo Brasil:

*​Estagiário do R7 sob a supervisão de Lucas Pavanelli.

Últimas