Minas Gerais Vacinação contra gripe é ampliada a crianças com até 5 anos em BH

Vacinação contra gripe é ampliada a crianças com até 5 anos em BH

Prefeitura espera imunizar mais de 150 mil crianças entre seis meses e seis anos incompletos; 11 mil foram vacinados

Vacinação contra a gripe é ampliada em BH

Vacinação contra a gripe é ampliada em BH

Tânia Rêgo/ Agência Brasil

A Prefeitura de Belo Horizonte ampliou a campanha de vacinação contra a gripe para crianças com até 5 anos de idade.

Nesta semana, chegaram mais 130 mil doses dos imunizantes contra o vírus Influenza, que serão usados para imunizar, ainda, gestantes, puérperas e trabalhadores da saúde que atuam nos hospitais público, privado e filantrópicos, além do Samu, centros de saúde e UPAs. 

Na primeira semana da campanha de vacinação contra a gripe, que começou no dia 12 de abril, foram vacinadas 11 mil pessoas.

Veja: Sem doses, mães não conseguem vacinar filhos contra gripe em BH

Agora, a Prefeitura de Belo Horizonte espera imunizar cerca de 151 mil crianças - com idade entre seis meses e 5 anos, 11 meses e 29 dias -, 22 mil gestantes, 3.000 puérperas e cerca de 105 mil trabalhadores da saúde. O objetivo é conseguir imunizar 90% desse público. 

De acordo com a prefeitura, as doses de vacinas contra a gripe estão sendo repassadas pelo Ministério da Saúde de forma escalonada. 

Regras

No caso dos trabalhadores de saúde, que já foram imunizados contra a covid-19, é preciso guardar um intervalo mínimo de 14 dias entre uma vacina e outra. 

A campanha de vacinação contra a gripe voltada para crianças, gestantes, puérperas e trabalhadores da atenção primária é realizada nos centros de saúde, no horário de rotina das salas de vacina, com exceção das nove unidades que estão funcionando em regime 24h.

Já a aplicação das doses para os profissionais de saúde de hospitais, UPAs e Samu segue sendo realizada em cada instituição.

Últimas