Novo Coronavírus

Minas Gerais Vereadores de BH discutem se academia é um serviço essencial

Vereadores de BH discutem se academia é um serviço essencial

Projeto do Professor Juliano Lopes (PTC) foi aprovado em três comissões e deve ser votado no plenário da Câmara de BH em abril

  • Minas Gerais | Célio Ribeiro*, do R7

Projeto pode ir ao plenário da Cãmara em abril

Projeto pode ir ao plenário da Cãmara em abril

Reprodução / Pixabay

A Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana da CMBH (Câmara Municipal de Belo Horizonte) aprovou, na terça-feira (17), um projeto que reconhece academias e espaços para realização de exercício físico como atividade essencial.

O projeto de lei 1071/20, do vereador Professor Juliano Lopes (PTC), propõe que a prática de atividade e exercício físico em espaços públicos ou privados seja permitida durante “tempos de crises ocasionadas por moléstias contagiosas ou catástrofes naturais”.

Veja: Vereadores de BH rejeitam R$ 900 mi para obras contra enchentes

De acordo com a proposta, essas atividades ainda poderiam sofrer restrições baseadas em normas sanitárias ou de segurança pública, mas essas restrições teriam que ser justificadas por “critérios científicos e técnicos”. Em defesa de sua proposta, Lopes alegou que existem estudos científicos que comprovam o benefício dos exercícios físicos para a resistência do organismo ao vírus.

O projeto já foi aprovado na Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo e na Comissão de Saúde e Saneamento. O texto deve ser votado no plenário da Câmara em abril.

Vereador gripado

Na última quarta-feira (10), um vídeo do vereador que criou o projeto de lei foi amplamente divulgado nas redes sociais. Nas imagens, Juliano Lopes pede para tirar a máscara durante um pronunciamento no plenário da Câmara e, logo depois, afirmou que estava gripado.

O político, que recebeu críticas nas redes sociais, afirmou que estava a uma distância de 20 metros dos colegas, o que não colocaria os presentes em risco. Ele também alegou ter feito um teste para a covid-19, com resultado negativo.

*Estagiário do R7 sob a supervisão de Flavia Martins y Miguel

Últimas