Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Viaduto atingido por carreta não corre risco de cair, diz prefeitura

Veículo que transportava uma retroescavadeira ficou preso enquanto passava pelo local; obras de reparação começam ainda nesta segunda-feira (20)

Minas Gerais|Pablo Nascimento, do R7

Veículo ficou preso na estrutura
Veículo ficou preso na estrutura Veículo ficou preso na estrutura

A Prefeitura de Belo Horizonte informou, na manhã desta segunda-feira (20), que o viaduto do Complexo da Lagoinha atingido por uma carreta não corre risco de desabamento. O acidente aconteceu na noite desse domingo (19), quando o veículo tentou passar pelo local transportando uma retroescavadeira e ficou preso.

O braço da máquina esbarrou em quatro vigas de metal e em outras 12 de concreto. A estrutura foi avaliada por técnicos da Sudecap (Superintendência de Desenvolvimento da Capital) nesta manhã. Representantes da Defesa Civil também estiveram lá e informaram que apesar dos estragos, não há risco de desmoronamento. 

Segundo a PBH, as vigas afetadas vão passar por obras de recuperação que já começam nesta tarde. Os custos serão arcados pela empresa responsável pelo acidente. A previsão é de que o serviço seja concluído em uma semana.

O limite de altura na via é de 4,5 metros. A TM Terraplanagem, dona do equipamento, informou que o caminhão e a retroescavadeira juntos não atingem a marca e que está investigando o que aconteceu. Segundo a coordenadora da empresa, Renata Costa, a suspeita é de que a carga tenha sido mal colocada na carroceria.

Publicidade

— Já tem uma equipe para apurar isso. Lá é um local por onde temos costume de passar com esse equipamento e isso nunca aconteceu antes.

Trânsito

A carreta foi retirada do viaduto durante a madrugada. Para isso, foi necessário esvaziar os pneus do veículo. Mesmo assim, o trânsito na região continuou interditado para avaliação da estrutura atingida.

Publicidade
Limite de altura no local é de 4,5 metros
Limite de altura no local é de 4,5 metros Limite de altura no local é de 4,5 metros

A BHTrans mudou o sentido de algumas faixas na região e criou desvios para tentar evitar grandes congestionamentos. Para os motoristas que vêm da avenida Cristiano Machado, a empresa fez uma inversão de uma faixa de trânsito para que houvesse o acesso à avenida Nossa Senhora de Fátima e à área central. Para quem vem da avenida Antônio Carlos, a solução é passar pela área central, pois o acesso à avenida Nossa Senhora de Fátima está interditado.

Por volta das 11h, foi liberada a primeira agulha de acesso da avenida Antônio Carlos ao viaduto Oeste. Segundo a BHTrans, o trânsito no local é bom em ambos os sentidos.

Publicidade

Por causa das obras de reparo, duas das quatro faixas permanecerão interditadas, por risco de queda de material de construção. A prefeitura informou, ainda, que a parte de cima do viaduto continua temporariamente interditada até a conclusão das obras "para evitar trepidação causada pelo tráfego de veículos".

Veja mais:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.