Queda de barragem em minas
Minas Gerais Vídeo inédito flagra momento exato de rompimento de barragem em Mariana (MG)

Vídeo inédito flagra momento exato de rompimento de barragem em Mariana (MG)

Ex-funcionário terceirizado da Samarco fez o flagrante no dia da tragédia 

Vídeo inédito flagra momento exato de rompimento de barragem em Mariana (MG)

Um vídeo inédito de cerca de seis minutos divulgado pelas redes sociais mostra o momento exato do rompimento da barragem de Fundão, em Mariana, na região central do Estado. A tragédia, que devastou o distrito de Bento Rodrigues, matou 18 pessoas e uma continua desaparecida. As imagens foram publicadas por Pedro Paulo Barbalho, ex-funcionário terceirizado da mineradora Samarco, na última quarta-feira (16). 

Na gravação, ele e outros colegas percebem o momento do desastre e se desesperam. Aos gritos, um deles alerta que "tem que avisar o pessoal do Bento". Sem ter como descer de onde estão para acessar o distrito, no entanto, outro questiona: "como"? Preocupados, os amigos de Barbalho ainda pedem para que ele saia do local onde está para se abrigar em um ponto mais alto: "sai daí, Paulo!" (sic).

O vídeo impressiona, já que mostra como o mar de lama é formado e atravessa rapidamente o espaço entre a barragem e o povoado de Bento Rodrigues. A onda de rejeitos da barragem arrastou casas, carros e árvores e afetou ainda outros distritos da região, como Barra Longa. 

Leia mais notícias de Minas Gerais no Portal R7

Experimente grátis: todos os programas da Record na íntegra no R7 Play

Lembre 

A tragédia aconteceu no dia 5 de novembro do ano passado. Quatro meses após o rompimento, o Corpo de Bombeiros localizou o corpo da penúltima vítima. Além de moradores de Bento Rodrigues, a lama matou trabalhadores da Samarco e funcionários que prestavam serviços à mineradora.