tragédia brumadinho
Minas Gerais Vídeo que mostra onda de lama é usado para ajudar em resgates

Vídeo que mostra onda de lama é usado para ajudar em resgates

Bombeiros informaram que gravação servirá para definir onde continuar a procura pelos desaparecidos no rompimento da barragem de Brumadinho

Lama arrastou veículos e funcionários

Lama arrastou veículos e funcionários

Reprodução / TV Bandeirantes

O vídeo que mostra a lama de rejeitos da barragem Mina Córrego do Feijão invadindo a Vale, em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, está sendo usado pelo Corpo de Bombeiros para ajudar nas buscas pelos desaparecidos na tragédia.

Bombeiros de Brumadinho fazem revezamento por causa de cansaço

As imagens, divulgadas pela TV Bandeirantes, foram gravadas por uma câmera de segurança instalada em uma grua dentro da empresa. No vídeo, é possível ver a enxurrada de lama levando os funcionários da companhia.

De acordo com o tenente Pedro Aihara, porta-voz do Corpo de Bombeiros, a gravação ajudará as esquipes de resgate a traçarem um mapa de buscas.

—  O vídeo está auxiliando a fazer uma estimativa de onde podem estar algumas edificações.

O militar alerta, ainda, que embora esta filmagem seja de grande contribuição para as operações de buscas, a população deve ficar atenta quanto à divulgação de imagens falsas.

— Isso acaba se tornando uma grande crueldade com os familiares das vítimas porque, às vezes, eles veem vídeos de resgates feitos em outros locais e isso acaba gerando expectativa ainda maior.

R7