Novo Coronavírus

Minas Gerais Zema anuncia 368 leitos de UTI para combate à covid-19 em Minas

Zema anuncia 368 leitos de UTI para combate à covid-19 em Minas

Em suas redes sociais, governador de MG disse que os leitos de terapia intensiva já existiam, mas estavam paralisados; 90% estão no interior

  • Minas Gerais | Luíza Lanza*, do R7

Governador fez o anúncio em suas redes sociais

Governador fez o anúncio em suas redes sociais

Divulgação / Governo de Minas / Gil Leonardi

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), anunciou nesta quinta-feira (7), a disponibilização de mais 368 leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para o enfrentamento à covid-19 no Estado. 

Em suas redes sociais, Zema afirmou que tratam-se de leitos já existentes, que estavam paralisados por falta de equipamentos. Segundo o Governo de Minas, 90% são leitos reativados em unidades de saúde do interior do Estado. 

— Isso vai nos dar ainda mais segurança e deixar o povo mineiro mais bem atendido, caso o pior venha a acontecer. Precaução nós sabemos que nunca é demais. O mineiro merece ser atendido caso precise. (sic)

Leitos

De acordo com a SES-MG (Secretaria de Estado Saúde), os 368 leitos recuperados estão nas seguintes macrorregiões do Estado:  Centro, Centro Sul, Leste do Sul, Noroeste, Norte, Oeste, Sudeste e Sul.

Para a a superintendente de regulação da SES, Diana Martins Barbosa, as novas unidades ajudam a regionalizar o atendimento aos pacientes com a covid-19.

— Essa ampliação já organiza bastante o fluxo de atendimento para a covid-19 neste momento, evitando que outros atendimentos em UTI deixem de ser realizados”, avalia a superintendente de regulação da SES, Diana Martins Barbosa.

Com o incremento anunciado, a SES-MG dispõe de 11.967 leitos clínicos e 2.381 leitos de UTI na rede pública. 

Um levantamento realizado em abril pelo IFMG (Instituto Federal de Minas Gerais) mostrou, porém, que 90% das 853 cidades de Minas seguem sem nenhum leito de UTI

*Estagiária do R7 sob a supervisão de Lucas Pavanelli

Últimas