Logo R7.com
RecordPlus

Famup faz alerta sobre o câncer de mama e reforça importância de mobilização nos municípios no combate à doença

O câncer de mama é hoje um dos maiores desafios de saúde pública no Brasil. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), para...

Portal Correio

Portal Correio|Do R7

  • Google News

O câncer de mama é hoje um dos maiores desafios de saúde pública no Brasil. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), para cada ano no triênio 2023-2025 são esperados 73.610 novos casos da doença entre mulheres, o que corresponde a uma taxa ajustada de aproximadamente 41,89 casos por 100 mil mulheres.
 
Para fortalecer as políticas de saúde da mulher, a Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup) reforça junto às prefeituras e gestores municipais a importância de uma articulação local que pode contribuir para ampliar o acesso ao rastreamento, qualificar a rede de saúde municipal e estruturar fluxos de atenção que conectem atenção primária, diagnóstico e tratamento do câncer de mama.
 
Sobre o Outubro Rosa e o compromisso dos municípios, o presidente da Famup, George Coelho, ressalta que a data representa uma oportunidade para que os gestores municipais voltem seu olhar com ainda mais ênfase às mulheres de seus municípios.
 
“É essencial que prefeitas, prefeitos e secretarias de saúde estabeleçam rotinas de rastreamento, firmem parcerias com instituições de saúde, planejem mutirões de mamografia e garantam que quem apresentar suspeita seja rapidamente encaminhada para diagnóstico e tratamento. Nossa meta é que nenhum caso fique sem acompanhamento e que a prevenção seja levada a todas as comunidades, inclusive as rurais”, disse George Coelho.
 
A comissão do Movimento de Mulheres Municipalistas (MMM) na Paraíba, formada pelas diretoras da Famup, Anna Lorena, Maria Rodrigues, Joyce Renally e Cláudia Macário, reforça a urgência da prevenção e do cuidado. “Prevenir é um ato de amor e responsabilidade. Se cada município conscientizar suas mulheres, ofertar exames de rastreamento e garantir o suporte no tempo correto, poderemos reduzir mortes e melhorar a qualidade de vida. As mulheres não devem esperar sintomas para buscar exames. Precisamos romper barreiras de acesso e mobilizar nossas redes locais: agentes de saúde, conselhos municipais de saúde, organizações de mulheres. Todo município pode, e deve, fazer a diferença”, afirmou.
 
Outubro Rosa – É muito mais do que uma campanha estética ou simbólica: é um momento decisivo para reforçar ações estruturais, políticas de saúde e práticas de prevenção que podem salvar vidas. No contexto municipal, cabe às prefeituras, com o apoio da Famup e parceria com o MMM, estruturar uma rede de atenção que una conscientização, rastreamento, diagnóstico e tratamento oportuno. A prevenção e o cuidado sistemático vencerão o desafio do câncer de mama quando cada cidade se colocar como protagonista na garantia da saúde das mulheres.

Receba todas as notícias do Portal Correio no grupo do WhatsApp ou Assine o Canal do Portal Correio no WhatsApp

O post Famup faz alerta sobre o câncer de mama e reforça importância de mobilização nos municípios no combate à doença apareceu primeiro em Portal Correio - Notícias da Paraíba e do Brasil.

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.