Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Mais de 4,3 milhões de candidatos encaram primeiro dia do Enem 2024 neste domingo (3)

A primeira etapa do Enem 2024 acontece neste domingo (3), e 4.325.960 são esperados para a aplicação da prova. Serão 140 mil salas...

Portal Correio

Portal Correio|Do R7

Foto: Agência Brasil

A primeira etapa do Enem 2024 acontece neste domingo (3), e 4.325.960 são esperados para a aplicação da prova. Serão 140 mil salas para a realização do exame e 10 mil locais de prova em 1.753 municípios do país.

Na Paraíba, 128.376 mil candidatos são esperados para comparecerem aos locais de prova.

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), que organiza o Enem, imprimiu 9 milhões de provas em 18 cadernos de prova diferentes. Mais de 300 mil colaboradores estão envolvidos no exame.

No primeiro dia, a prova consiste em uma redação e 90 questões de matérias múltipla escolha de linguagens (língua portuguesa, literatura, língua estrangeira — inglês ou espanhol, artes, educação física e tecnologias da informação e comunicação) e de ciências humanas (história, geografia, filosofia e sociologia).

A redação do Enem pode ter até 30 linhas e é baseada em um tema divulgado apenas no dia da prova. O texto precisa ser dissertativo-argumentativo e ter uma proposta de intervenção. A nota máxima é de 1.000 pontos, mas alguns critérios podem fazer com que alunos zerem a nota.‌

No domingo seguinte (10), dia da segunda etapa do exame, a prova vai abordar questões de ciências da natureza (química, física e biologia) e matemática.

Faltam menos de 15 dias para o início das provas do Exame Nacional do Ensino Médio, a principal porta de entrada para a universidade no Brasil. Na reta final, muitos candidatos se preparam para ter um bom desempenho na redação, o que pode ser decisivo para alcançar uma boa nota no Enem. O Jornal Da Record mostra quais são os principais erros cometidos pelos estudantes e como evitá-los na hora do exame.

Cálculo da nota

Segundo o Inep, a metodologia utilizada para calcular a nota do Enem é um “conjunto de modelos matemáticos que busca representar a relação entre a probabilidade de o participante responder corretamente a uma questão, o seu conhecimento na área em que está sendo avaliado e as características das questões”.‌

Neste modelo, a particularidade de cada questão é considerada, de forma que a nota final não depende do total de questões acertadas, mas de quais perguntas foram respondidas de forma correta.

“Duas pessoas com a mesma quantidade de acertos na prova são avaliadas de forma distintas a depender de quais itens estão certos e errados e podem, assim, ter notas diferentes”, detalha o órgão.‌

O peso de cada questão é avaliado baseado em três parâmetros:

  1. Discriminação: diferencia os participantes que dominam o conteúdo avaliado dos que não dominam;
  2. Dificuldade: associado à dificuldade da habilidade avaliada na questão. Quanto maior seu valor, mais difícil é a questão; e
  3. Acerto casual: representa a probabilidade de um participante acertar a questão mesmo não dominando a habilidade exigida, o “chute”

O Inep indica que os valores de cada um dos três parâmetros são definidos a partir de pré-testes a nível nacional, de modo que a prova de 2024 se mantenha no mesmo nível de outros anos.

“Apesar de a nota do Enem não ser calculada diretamente pelo número de acertos, existe uma relação entre o número de acertos e a nota calculada pela Teoria de Resposta ao Item. Isso quer dizer que um participante que teve um número de acertos alto terá nota alta no Enem, e um participante que teve pouco acerto terá nota baixa”, diz o Inep.

O cálculo de cada nota é feito baseado na “coerência das respostas” de cada participante. “Espera-se que participantes que acertaram as questões difíceis devam também acertar as questões fáceis, pois, entende-se que a aquisição do conhecimento ocorre de forma cumulativa, de modo que habilidades mais complexas requerem o domínio de habilidades mais simples”, resume o instituto.

O que levar?

No dia da prova, é preciso levar um documento oficial de identificação com foto (impressos ou digitais), emitido por órgãos brasileiros, como a carteira de identidade, carteira de trabalho, o e-Título ou a CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Além disso, é obrigatório o uso de caneta esferográfica transparente com tinta de cor preta.

Devido ao tempo de prova, o Inep permite que o participante se alimente durante o exame, desde que os alimentos estejam em sacos ou vasilhas transparentes. Também é permitido levar garrafas d’água, que também precisa ser transparente e estar sem rótulo.

O que não levar?

Durante a realização da prova, é proibido o uso de itens como:

  • Óculos de sol e artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira ou gorro);
  • Relógio;
  • Fones de ouvido;
  • Livros, manuais e anotações;
  • Lápis, borracha, régua, corretivo ou canetas de material não transparente; e
  • Calculadoras.

Antes de entrar na sala da prova, o candidato receberá um envelope para guardar todos os objetos proibidos. Celulares e outros dispositivos eletrônicos deverão estar desligados e dentro desse envelope. Tudo será inspecionado pelos fiscais de prova.

Quais são os horários da prova?

Os portões dos locais de prova do Enem serão abertos às 12h. A primeira prova terá duração de 5h30, e a segunda, 5h. Veja a seguir os principais horários:

  • Abertura dos portões: 12h
  • Fechamento dos portões: 13h
  • Início da prova: 13h30
  • Horário para sair do local de prova mas sem o caderno de questões: a partir das 15h30
  • Horário para sair do local de prova com o caderno de questões: a partir das 18h
  • Término da prova do 1º dia: 19h
  • Término da prova do 2º dia: 18h30

Receba todas as notícias do Portal Correio no WhatsApp

O post Mais de 4,3 milhões de candidatos encaram primeiro dia do Enem 2024 neste domingo (3) apareceu primeiro em Portal Correio - Notícias da Paraíba e do Brasil.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.