App da Ambev ajuda a gastar menos energia

A plataforma SaveE oferta gratuitamente as boas práticas adotadas pela empresa ao longo de oito anos e que resultaram em 1% de economia energética

A plataforma SaveE oferta gratuitamente as boas práticas adotadas pela empresa ao longo de oito anos e que resultaram em 1% de economia energética

A plataforma SaveE oferta gratuitamente as boas práticas adotadas pela empresa ao longo de oito anos e que resultaram em 1% de economia energética

Folha de Pernambuco

Uma plataforma gratuita chega para ajudar a otimizar a sustentabilidade das empresas. Ao reunir dados e apresentar o cenário energético da empresa, a Save Energia (SaveE) disponibiliza boas práticas para reduzir o consumo de energia elétrica. Criada pela Cervejaria Ambev, a plataforma pode ser acessada online, por celular ou computador. Durante oito anos, a Ambev aplicou essas práticas e conseguiu reduzir seu consumo em 13%, contando todas as suas unidades. Agora, ela consolida esse sistema e disponibiliza para qualquer empresa que decidir usar.

De fácil acesso, a ferramenta já está disponível no site https://savee.ambev.com.br/#/. “Primeiro a empresa faz seu cadastro, podendo criar mais de um usuário para ter acesso como gestor da plataforma. Depois, preenche uma avaliação e descreve o cenário energético da empresa. A partir disso, o sistema vai gerar um conteúdo, ou seja, vai sugerir um plano de ação que pode conter data de início e de finalização”, explicou o especialista de Sustentabilidade e Suprimentos da Cervejaria Ambev, Wellington Catosso.

Leia também:
Saiba quais as qualificações são essenciais no setor de tecnologia
Rota 2030 prevê R$ 1 bilhão para desenvolver tecnologia automotiva


A plataforma reúne mais de 500 boas práticas com um diagnóstico que é dividido em seis blocos. “Esse diagnóstico pergunta se a empresa tem uma meta de energia, qual a estrutura da empresa, como são feitas as operações. E assim consegue lançar para os gestores acompanhamentos gráficos e gerar o consumo para que ele possa ser compartilhado entre eles”, explicou Catosso, ao exemplificar algumas práticas geradas no plano de ação. “Manter a porta fechada em ambientes climatizados e dar preferência a paredes de cores claras no ambiente produtivo para que o uso da energia seja menor”.

Para a Cervejaria, é importante compartilhar essas práticas para garantir um mundo mais sustentável. “Unir pessoas para um mundo melhor é o nosso conceito. Então ganha a empresa, por obter uma economia, e ganha o meio ambiente”, disse Wellington Catosso.

Vaga
A Cervejaria Ambev abriu inscrições para o seu programa de estágio. Até o dia 6 de outubro, estudantes universitários no penúltimo ou último ano do curso podem se inscrever na seleção pelo site www.estagioambev.com.br. As vagas estão disponíveis em unidades de todo o Brasil e serão destinadas para diversos cursos. Elas foram divididas em três áreas: vendas, supply e tech. O programa vai começar em janeiro de 2020. A Cervejaria Ambev é dona das marcas: Skol, Brahma, Antarctica, Budweiser, Stella Artois, Colorado, e outras marcas.