'Atende em Casa', abrangerá mais quatro cidades da RMR

Olinda, Paulista, Jaboatão e Cabo passam a contar com o serviço de suporte virtual a pacientes com sintomas gripais a partir desta quarta (15)

Olinda, Paulista, Jaboatão e Cabo passam a contar com o serviço  de suporte virtual a pacientes com sintomas gripais a partir desta quarta (15)

Olinda, Paulista, Jaboatão e Cabo passam a contar com o serviço de suporte virtual a pacientes com sintomas gripais a partir desta quarta (15)

Folha de Pernambuco

A partir desta quarta-feira (15), quatro municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR) passarão a ter acesso ao web aplicativo "Atende em Casa - Covid-19", que oferece um suporte para pacientes com sintomas de síndromes gripais, seja em decorrência da Covid-19 e ou de outros vírus e bactérias.

A ferramenta, já utilizada no Recife, agora está disponível também para os moradores de Olinda, Paulista, Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho.

Aqueles que se encaixarem no perfil sintomático deverão fazer um cadastro no site www.atendeemcasa.pe.gov.br e responder um questionário. A partir das respostas, um mecanismo virtual realizará uma triagem e, a depender da classificação de risco na qual o paciente se encaixar, ele pode ser encaminhado para uma videochamada com um profissional de saúde, que pode ser médico ou enfermeiro, para receber maiores instruções.

“Médicos e enfermeiros afastados da linha de frente, seja pela idade ou por apresentarem comorbidades, terão papel fundamental na orientação dessas pessoas. O aplicativo poderá fazer recomendações de acordo com os sintomas relatados. Nos casos leves, que repousem e fiquem em casa; nos casos considerados moderados ou graves, haverá uma videochamada para orientação com enfermeiro ou médico. Nossa expectativa é que, em breve, possamos expandir essa tecnologia para todo o Estado”, disse o secretário de Saúde do Estado, André Longo.

Leia também:
PCR anuncia mais 48 leitos para casos da Covid-19 no Recife
Pernambuco registra 130 novos infectados e 13 mortes pela Covid-19 em 24h
Brasil bate recorde e registra 204 novas mortes por coronavírus em 24h


A plataforma foi lançada pela Prefeitura do Recife, em parceria com o Governo do Estado, e reúne mais de 11 mil utilizações em 19 dias. Cerca de três mil pessoas classificadas com maior risco foram atendidas em videochamadas e mais de 800 pacientes instruídos a procurarem um serviço de saúde para consulta. A intenção com a ferramenta é evitar que haja uma pressão no sistema de saúde, direcionando para atendendo apenas aquelas pessoas que realmente apresentam necessidade. 

Acompanhe a cobertura em tempo real da pandemia de coronavírus

+ Coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo  + Coronavírus na Política + Coronavírus na Economia + Coronavírus em Diversão&Arte + Coronavírus no Esporte