Av. Alfredo Lisboa ganha novas vagas de Zona Azul e áreas de travessia para pedestres

Mudanças começam a valer nesta quarta-feira (22)

Mudanças começam a valer nesta quarta-feira (22)

Mudanças começam a valer nesta quarta-feira (22)

Folha de Pernambuco

Às vésperas do Carnaval, a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) implanta, nesta quarta-feira (22), 120 vagas de Zona Azul e ações para dar mais segurança a pedestres na avenida Alfredo Lisboa, no Bairro do Recife, o principal polo da folia na capital pernambucana.

Serão implantadas três novas áreas de trânsito calmo, através de uma intervenção urbanística, no trecho entre o Museu do Céu Aberto e a Travessa Tiradentes para facilitar a travessia dos pedestres. São faixas coloridas que oferecem aos que transitam pelo loca a possibilidade de avançarem a faixa de pedestre até o limite das vagas de estacionamento da Zona Azul que terá cinco horas de permanência no trecho entre o Ministério da Fazenda e a Área Militar.

Leia também:
Zona Azul ampliada em Boa Viagem e com funcionamento até aos domingos
Pernambuco: um Estado que transpira Carnaval


Segundo a CTTU, o projeto irá ampliar a área de espera dos usuários das faixas de pedestre, o que deixará a travessia mais segura para quem circula a pé, especialmente para quem tem a mobilidade reduzida. Esses refúgios para pedestres já foram implantados em outros 60 pontos da Capital, uma área de aproximadamente 2.267 m². Áreas como Santo Amaro, Largo da Paz, Ilha do Leite e Boa Vista já receberam intervenções como essa.

As novas faixas ganharam cores e vão auxiliar na travessia dos pedestres

As novas faixas ganharam cores e vão auxiliar na travessia dos pedestres

Folha de Pernambuco

As novas faixas ganharam cores e vão auxiliar na travessia dos pedestres - Foto: Alexandre Aroeira/Folha de Pernambuco

O programador João Vitor Silva Leal, 22, passa pela Avenida Alfredo Lisboa diariamente para chegar até o local de trabalho e contou o que achou das novas áreas de travessia.

“Eu acho que essa pintura facilita os carros a visualizarem os pedestres que querem atravessar na faixa. Antes, eu olhava se vinha algum carro e muitas vezes não conseguia visualizar. Ficou bem melhor com essas cores que chamam ainda mais a atenção dos motoristas”, contou.

O auxiliar de serviços gerais Robson Santos da Silva, 31, também precisa atravessar a Avenida diariamente para chegar ao trabalho e também relata melhorias com a implantação da intervenção urbanística na via. "A gente consegue visualizar a pista com maior facilidade, evitando acidentes. Com os carros estacionados na Zona Azul era mais difícil visualizar. Ficou muito bom", afirmou.

As 120 vagas de Zona Azul na Alfredo Lisboa se juntam a outras 45 instaladas no trecho após a Ponte Giratória. A CTTU irá regulamentar a implantação do estacionamento com sinalização horizontal e vertical de toda a área envolvida. As vagas funcionarão de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e poderão ser ativadas pelo aplicativo Zona Azul Digital Recife, disponível nas plataformas Android e iOS para download gratuito, ou em pontos de venda existentes na área e já credenciados.

Atualmente existem mais de 4,4 mil vagas de Zona Azul no Recife, com tempo máximo de permanência de entre duas e cinco horas. Cada ativação custa R$ 3. Quem estaciona irregularmente nas vagas pode ser multado em R$ 195,23 e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação. O veículo pode ser recolhido e encaminhado ao depósito.