A Secretaria Estadual de Saúde registrou 23 casos entre os dias 15 e 22 de fevereiro. Somente no sábado de Carnaval, 12 pessoas deram entrada no Hospital Correia Picanço
Folha de PernambucoA Secretaria Estadual de Saúde foi notificada da ocorrência de possíveis casos de foliões feridos por agulhas de seringa durante o Carnaval. De acordo com a pasta, entre os dias 15 e 22 de fevereiro, 23 pessoas alegaram terem sido furadas por agulhas durante as festas de Carnaval em Recife e Olinda. Somente no último sábado, 12 pessoas deram entrada no Hospital Correia Picanço, relatando passar por esse tipo de problema. Dos 23 casos, 15 pacientes são do sexo feminino e 8 masculino.
A Secretaria, por meio o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância à Saúde (Cievs), informou que o envio dos pacientes ao Hospital Correia Picanço se dá pelo fato de que o mesmo é referência estadual em doenças infecto-contagiosas. Após uma triagem no local, 20 pessoas realizaram a profilaxia pós-exposição (PeP) para prevenir a infecção pelo HIV e outras infecções.
Leia também:
Saiba onde achar banheiros químicos no Carnaval de Olinda
Conheça as linhas de ônibus criadas para o Carnaval do Recife e as paradas provisórias no período de Momo
As 3 pessoas restantes, ou se recusaram a fazer o teste rápido (pré-requisito para o uso da medicação), e, consequentemente, o tratamento, ou já tinham passado da janela de 72 horas preconizadas para início da medicação. Todos foram liberados após avaliação médica, com a orientação de retorno após 30 dias para conclusão do tratamento.
Os pacientes foram orientados a realizar o monitoramento de possíveis infecções no Serviço de Atenção Especializada (SAE) do próprio Correia Picanço, ou nos municípios de residência. A Secretaria alerta ainda que os índices de transmissão por meio de picadas com agulhas infectadas são considerados baixos, em média 0,3% para HIV.
No ano passado, 300 pessoas deram entrada no Hospital alegando terem sido furadas por seringas durante os festejos de Momo. A SES-PE destaca que não houve casos positivos desse evento.