Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

China admite que Covid-19 revelou 'lacunas' em seu sistema de saúde

Vários médicos de Wuhan que alertaram sobre o novo vírus foram criticados e acusados de propagar 'boatos'

Folha de Pernambuco|

Vários médicos de Wuhan que alertaram sobre o novo vírus foram criticados e acusados de propagar 'boatos'
Vários médicos de Wuhan que alertaram sobre o novo vírus foram criticados e acusados de propagar 'boatos' Vários médicos de Wuhan que alertaram sobre o novo vírus foram criticados e acusados de propagar 'boatos'

A China admitiu neste sábado que a Covid-19 revelou "lacunas" em seus sistemas de saúde e prevenção de doenças infecciosas, no momento em que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, critica a gestão do país sobre a crise.

O país asiático foi o primeiro a ser afetado pela epidemia no fim de 2019. A grande cidade de Wuhan (centro), considerada o foco inicial do novo coronavírus, foi particularmente afetada, com hospitais sobrecarregados, testes indisponíveis, enfermos não detectados ou falta de material.

Leia também:

EUA acusa China e Rússia de cooperar para divulgar mentiras sobre coronavírus

Publicidade

China apoia que OMS avalie a 'resposta mundial' à pandemia

Vários médicos de Wuhan que alertaram sobre o novo vírus foram criticados e acusados de propagar "boatos".

Publicidade

"A luta contra a epidemia de COVID-19 representa um grande teste para o sistema e as capacidades de governança do país", admitiu neste sábado Li Bin, vice-ministro chinês da Saúde.

Também revelou que a China ainda tem lacunas em seus sistemas e mecanismos de prevenção e de controle de grandes epidemias e em seu sistema de saúde pública", disse o vice-ministro em uma entrevista coletiva em Pequim.

Publicidade

O presidente chinês Xi Jinping já havia utilizado frases similares em fevereiro.

Mas as declarações deste sábado acontecem no momento em que o governo dos Estados Unidos acusa a China de ter ocultado informações e de ter administrado a crise de maneira equivocada.

A epidemia "deveria ter sido detida na China", afirmou Trump durante a semana, entre outras acusações.

Vários países, como França, Alemanha ou Reino Unido, também fizeram um apelo para que o governo chinês demonstre mais transparência na gestão da epidemia.

Na sexta-feira, a China afirmou que apoia a criação, após o fim da pandemia, de uma comissão dirigida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para avaliar "a resposta mundial" ao novo coronavírus.

Mais de 80.000 pessoas foram contaminadas pelo coronavírus na China e 4.633 morrera, de acordo com o balanço oficial mais recente. 

Acompanhe a cobertura em tempo real da pandemia de coronavírus

+ Coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo+ Coronavírus na Política+ Coronavírus na Economia+ Coronavírus em Diversão&Arte+ Coronavírus no Esporte

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.