Folha de Pernambuco Chuvas moderadas e fortes causam transtornos em Pernambuco

Chuvas moderadas e fortes causam transtornos em Pernambuco

Recife, Igarassu, Cabo de Santo Agostinho e Caruaru registraram ocorrências causadas pela chuva, de acordo com a Defesa Civil de Pernambuco

Recife, Igarassu, Cabo de Santo Agostinho e Caruaru registraram ocorrências causadas pela chuva, de acordo com a Defesa Civil de Pernambuco

Recife, Igarassu, Cabo de Santo Agostinho e Caruaru registraram ocorrências causadas pela chuva, de acordo com a Defesa Civil de Pernambuco

Folha de Pernambuco

Chuvas moderadas e fortes ocorrem na Capital pernambucana, Região Metropolitana, Agreste e Zona da Mata do estado na manhã desta segunda-feira. Em algumas regiões as chuvas tiveram início desde o domingo (26) e têm provocado transtornos para os moradores das áreas de risco, onde ocorrem alagamentos e deslizamento de terras em alguns pontos.

De acordo com a Defesa Civil de Pernambuco, desse domingo (26) até o momento, foram acometidas ocorrências em quatro cidades do estado: Igarassu, Recife, Cabo de Santo Agostinho e Caruaru. Confira:

Igarassu
O canal do Bodocó encheu e causou alagamentos no Bairro de Rubina e Cruz de Rebouças, deixando seis famílias e dezessete pessoas desalojadas.

Recife
Na Capital pernambucana, um muro caiu sobre três residências na rua Santo Antônio, no bairro de Nova Descoberta. Três casas foram danificadas, mas ninguém ficou ferido. Três famílias foram orientadas a deixar o local e encaminhadas para casas de parentes.

Um deslizamento de barreira, provocado por vazamento de canaleta, aconteceu no Alto da Telha, também em Nova Descoberta. Não houve feridos e a família foi retirada do local.

A chuva também provocou a queda de um muro na rua Barão de Caruaru, na Linha do Tiro. Ninguém foi ferido e não houve danos materiais.

Cabo de Santo Agostinho
A Defesa Civil do Cabo de Santo Agostinho registrou uma ocorrência no domingo (26). O muro divisor de uma casa na Rua 14, no distrito de Ponte dos Carvalhos, desabou atingindo uma casa. Não houve registro de vítimas fatais.

Dona Maria Lindinalva Pereira, 54, estava no imóvel quando foi atingida na cabeça. Ela foi removida para a Policlínica Jamaci de Medeiros, em Ponte do Carvalhos, consciente, e passa bem. Os outros familiares foram retirados da casa e receberão assistência da Secretaria de Programas Sociais. Nas últimas 24h o município teve um índice pluviométrico médio de 52 mm.

Caruaru
As chuvas que atingiram o município no final da tarde desse domingo (26) geraram vários pontos de alagamentos e transbordo de córregos, canais e canaletas. As chuvas afetaram 240 famílias, desse total são 60 famílias desalojadas e 8 famílias desabrigadas.

Ainda existem pontos de alagamentos nas áreas ribeirinhas. A Defesa Civil do município recebeu apoio das Secretarias municipais de Assistência Social, Saúde, Obras, Serviços Públicos, Desenvolvimento e apoio do CBMPE que interviram no resgate de 60 famílias ilhadas. O município informou que fará novo mapeamento no decorrer da manhã desta segunda-feira, para colher outras informações quantitativas.

A Defesa Civil do Recife afirmou que não recebeu nenhum chamado até às 9h desta segunda-feira e informou que intensificou a operação inverno de 2020, colocando em prática as medias de prevenção, como instalação de lonas e limpeza de canais, desde janeiro. Caso necessitem de ajuda os moradores podem entrar em contato com o órgão através do número 0800 081 3400.

Previsão
De acordo com a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), as chuvas devem continuar durante todo o dia, em intensidade moderada, nas regiões da Mata Norte e Mata Sul. Já na Região Metropolitana, a previsão é de que as chuvas se dissipem no período da tarde e só voltem a ocorrer de forma moderada no início da noite. No Serão e no Agreste as chuvas também devem voltar a ocorrer no início da noite com intensidade fraca ou moderada.

Últimas