Com tema carnavalesco, Centro do Recife recebe segunda edição do Sextou no Cais

Projeto acontece nesta sexta (31) até as 17h e traz uma programação especial e gratuita

Projeto acontece nesta sexta (31) até as 17h e traz uma programação especial e gratuita

Projeto acontece nesta sexta (31) até as 17h e traz uma programação especial e gratuita

Folha de Pernambuco

A segunda edição do projeto Sextou no Cais é realizado nesta sexta-feira (31), até as 17h, no Novo Centro de Comércio do Cais de Santa Rita, no bairro de São José, no Centro do Recife. Com uma programação gratuita, o evento conta com exposição de roupas afro, desfiles de moda, ateliê de customização de fantasias, apresentações musicais, prestação de serviços de saúde.

Entre as atrações culturais que integram a programação, estão a Orquestra de Frevo da Bomba do Hemetério, Orquestra Frevou no Pina e MC Bolado [a programação completa está ao fim do texto]. Há também prestação de serviços, como testes de glicemia, aferição de pressão arterial, higienização bucal, assistência jurídica, palestras sobre higienização e cuidados com alimentos. No início do evento aconteceu a tradicional bênção de São Félix.

Leia também:
Exposição de estamparia 'Brise' se inspira na arquitetura moderna
Funarte anuncia orçamento de R$ 38 milhões e sistema nacional de orquestras sociais
Com Otto e Nação Zumbi, Olinda divulga programação do Carnaval 2020   

No espaço Oficina do Cais, o estilista senegalês Lassana Mangassouba expõe e vende suas peças com inspiração afro e tecidos exclusivos vindos do Senegal. Para o estilista, que está no Brasil há quatro anos e mora em Pernambuco há três, a oportunidade de expor o trabalho no Cais Santa Rita é fundamental para propagar a cultura senegalesa. “Hoje eu estou muito feliz porque eu vou mostrar um pouco do meu trabalho e da minha cultura africana para o povo Pernambucano”, afirmou Lassana.

A grande novidade desta edição é o Ateliê do Cais, onde costureiras estarão disponíveis para customizar roupas e fantasias para o Carnaval, além de aderecistas que confeccionam peças exclusivas. O espaço Oficina do Cais deve permanecer até o Carnaval, abrindo de segunda a sexta, das 8h às 17h.

“A proposta do Sextou no Cais é transformar este projeto em um calendário cultural e artístico da cidade. A gente vai trabalhar a memória afetiva cultural do local. Agora estamos celebrando o Carnaval; em seguida, teremos o período junino e, assim, seguiremos na tentativa de atrair as pessoas para o novo cais”, afirmou Efrem Aragão, gestor de monitoramento da Secretaria de Mobilidade Urbana do Recife.

O projeto Sextou no Cais teve início em dezembro de 2019 e segue durante todo o ano de 2020 promovendo uma programação cultural especial no Novo Cais de Santa Rita a cada última sexta-feira de todo mês.

Confira a programação completa do Sextou no Cais: 
8h às 12h - Arte Educação sobre Trânsito
9h às 9h30 - Benção de São Félix
9h às 16h - Testes de glicemia, aferição de pressão arterial, palestras sobre higienização e cuidados com alimentos
10h às 11h - Desfiles de Moda
10h às 11h - Assistência Jurídica
10h às 12h - Orquestra Imperial da Bomba do Hemetério
15h às 17h - Orquestra Frevou no Pina, com Passistas
12h às 15h - MCBolado