Confira o primeiro dia de provas do Sistema Seriado de Avaliação (SSA3) da UPE

O portão fechou às 8h, conforme previsto, mas ninguém chegou no local depois desse horário.

O portão fechou às 8h, conforme previsto, mas ninguém chegou no local depois desse horário.

O portão fechou às 8h, conforme previsto, mas ninguém chegou no local depois desse horário.

Folha de Pernambuco

Manhã de testes para estudantes do terceiro ano do ensino médio em Pernambuco. Acontece neste domingo (17) o primeiro dia de provas do Sistema Seriado de Avaliação (SSA) 3 da Universidade de Pernambuco (UPE). Na Escola Politécnica de Pernambuco (Poli), na Madalena, foi tranquila a chegada dos concorrentes a uma das 12.827 oferecidas pela UPE. O portão fechou às 8h, conforme previsto, mas ninguém chegou no local depois desse horário.

Os candidatos só poderão sair da sala de prova após três horas do seu início. Após esse horário, será permitido levar os cadernos de avaliação. O estudante José André, 18 anos, conta que a prova faz parte do encerramento de um ciclo. "É o último ano do ensino médio. Foi corrido, cansativo, mas sabemos que o esforço vale a pena", falou. O jovem acredita que não será uma prova fácil, mas disse estar preparado.

Leia também:
Estudantes encaram provas do SSA 3 neste final de semana
Disponíveis para consulta gabaritos e cadernos de questões do Enem


Neste primeiro dia, os candidatos terão que fazer a redação e mais prova escrita composta de 42 questões distribuídas entre as disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol) e Filosofia. "Acho que o mais difícil será a redação, mas não tenho nenhum palpite de qual será o tema", disse a estudante Rita Vitória Cavalcanti, 17, que vai tentar uma vaga em Enfermagem.

Nesta segunda-feira (18), segundo dia de prova, os estudantes responderão a 58 questões das disciplinas de Biologia, Química, Física, História, Geografia e Sociologia. Os testes são aplicados em 23 prédios, distribuídos nas cidades de Recife, Nazaré da Mata, Caruaru, Garanhuns, Arcoverde, Salgueiro, Petrolina, Palmares e Serra Talhada. O resultado da terceira fase do SSA pode ser divulgado até o dia 17 de janeiro de 2020.

Vagas

A Universidade de Pernambuco oferece, para o ano de 2020, 3.480 vagas em 54 cursos de graduação distribuídas em 11 campi, na Região Metropolitana do Recife, Mata Norte, Mata Sul, Agreste e Sertão. São 1.740 vagas para ingresso através do Sisu/Enem e 1.740 vagas no Sistema Seriado de Avaliação. O SSA objetiva o preenchimento de 50% das vagas iniciais totais, oferecidas para todos os cursos de graduação da UPE, por entrada e turno, no ano de 2020 e corresponde ao triênio 2017/2019.

Tema da redação: