Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

EUA diz que hackers chineses tentam roubar pesquisa sobre vacina para Covid-19

O FBI diz que está investigando "atores cibernéticos e informantes não tradicionais afiliados à República Popular da China"

Folha de Pernambuco|

O FBI diz que está investigando
O FBI diz que está investigando O FBI diz que está investigando

Autoridades americanas emitiram um aviso oficial nesta quarta-feira para alertar os cientistas dos Estados Unidos sobre os esforços da China para tentar roubar pesquisas e propriedades intelectuais relacionadas a tratamentos e vacinas para a Covid-19.

"As tentativas da China nesses setores representam uma ameaça significativa à resposta de nossas nações ao Covid-19", disseram o FBI e a agência de segurança cibernética dos Estados Unidos em comunicado.

"Os setores de saúde, farmacêutico e de pesquisa que trabalham com respostas ao Covid-19 devem estar cientes de que são os primeiros alvos dessa atividade e tomar as medidas necessárias para proteger seus sistemas", advertiram.

Leia também:

Publicidade

Mortes por coronavírus em 24 horas nos EUA disparam e chegam a 1.894

Vice-presidente dos EUA "mantém distância" de Trump, segundo a Casa Branca

Publicidade

O FBI diz que está investigando "atores cibernéticos e informantes não tradicionais afiliados à República Popular da China" suspeitos de quererem roubar itens protegidos por propriedade intelectual.

Seriam hackers, mas também pesquisadores e estudantes que, segundo o governo Donald Trump, foram ativados para roubar informações de dentro dos institutos universitários ou laboratórios públicos em que trabalham.

Publicidade

Essa acusação, rejeitada cedo pelas autoridades chinesas, pode complicar ainda mais as relações entre Washington e Pequim, já muito tensas após o surgimento do novo coronavírus na cidade chinesa de Wuhan no final de 2019.

Washington acusa Pequim de ter demorado a enviar um alerta sobre a epidemia e ocultado seu escopo. E, portanto, de ser "responsável" por sua disseminação pelo mundo, pela morte de centenas de milhares de pessoas e pela atual crise econômica.

Acompanhe a cobertura em tempo real da pandemia de coronavírus

+ Coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo+ Coronavírus na Política+ Coronavírus na Economia+ Coronavírus em Diversão&Arte+ Coronavírus no Esporte

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.