Gabinete Português de Leitura de Pernambuco comemora 169 anos

Celebração será na sede da instituição, nesta segunda-feira (04), a partir das 19h30

Celebração será na sede da instituição, nesta segunda-feira (04), a partir das 19h30

Celebração será na sede da instituição, nesta segunda-feira (04), a partir das 19h30

Folha de Pernambuco

Um dia após completar 169 anos de fundação, o Gabinete Português de Leitura de Pernambuco (GPL-PE) realiza uma cerimônia comemorativa para convidados em sua sede, na rua do Imperador Dom Pedro Segundo, no bairro de Santo Antônio. 

A partir das 19h30 desta segunda-feira (04), no salão nobre da instituição, o empresário Zeferino Ferreirada Costa vai receber o Colar do Mérito Luís Vaz de Camões, por sua relação com a comunidade lusa no Recife e com o próprio GPL-PE. O arquiteto Bruno Uchoa e os escritores e professores Alfredo Antunes e José Rodrigues Paiva, por sua vez, serão agraciados com a Medalha do Mérito Luís Vaz de Camões.
Na mesma ocasião, será inaugurada a exposição coletiva "Caminhos da pintura em Pernambuco", dos artistas Fernando Areias, Gilvan Júnior, Sandra Paro e Vera Sato, com parte da renda revertida para a instituição. São 27 quadros que utilizam diversas técnicas, de óleo sobre tela a mosaico de pastilhas sobre vidro. O encerramento da solenidade vai contar com apresentação musical do maestro Lúcio Azevedo e da cantora Kátia Guedes, seguido por um coquetel.

Leia também:
Dia de Portugal ganha celebração no Gabinete Português de Leitura de PE
Concerto inspirado na corte de D. Maria I no Gabinete Português de Leitura
Filósofo Carlos Nougué participa de bate-papo no Gabinete Português de Leitura
Ainda dentro das comemorações, o GPL-PE anunciou o início das restaurações dos prédios anexos ao edifício sede, o que incluirá a construção de um edifício garagem, com o objetivo de dar mais conforto aos visitantes e, ao mesmo tempo, gerar renda extra para a instituição. Serão oferecidas 60 vagas e mais dez salas interligadas ao edifício-sede.

De acordo com o presidente do GPL-PE, Celso Stamford Gaspar, as fachadas dos prédios históricos do quarteirão da rua do Imperador serão restauradas, conservando sua originalidade. A previsão de entrega do novo edifício garagem será em novembro de 2020, quando o GPL-PE completará 170 anos.

O último prédio que havia sido restaurado fica ao lado do gabinete, no local onde funcionou o antigo Hotel Recife, e desde março de 2018 é a sede da Escola de Saúde do Hospital Português. O GPL-PE foi fundado em 1850, para acolher um grande número de portugueses que residiam em Pernambuco e não tinham um local adequado para se reunirem e cultuar sua pátria. Desde 1921, funciona no atual prédio, onde promove solenidades, comemorações, conferências, seminários e exposições de livros, fotografias, pinturas, cursos e projeções cinematográficas. Sua biblioteca possui um acervo superior a 80 mil volumes permanentemente à disposição do público, que pode consultar as obras gratuitamente.