Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Geraldo Julio anuncia mais ações emergenciais contra o Coronavírus

Prefeito, em entrevista coletiva neste sábado (14), anunciou que a partir de segunda-feira (16) ficam proibidos eventos de massa na cidade

Folha de Pernambuco|

Prefeito, em entrevista coletiva neste sábado (14), anunciou que a partir de segunda-feira (16) ficam proibidos eventos de massa na cidade
Prefeito, em entrevista coletiva neste sábado (14), anunciou que a partir de segunda-feira (16) ficam proibidos eventos de massa na cidade Prefeito, em entrevista coletiva neste sábado (14), anunciou que a partir de segunda-feira (16) ficam proibidos eventos de massa na cidade

O prefeito Geraldo Julio, após reunião com o Comitê Municipal de Resposta Rápida ao Covid-19, criado para discutir ações do Plano Municipal de Contingência, concedeu entrevista coletiva neste sábado (14), na sede da Prefeitura e adiantou algumas ações que serão tomadas pela Gestão para contenção da pandemia docoronavírus no Recife.

Pelo menos cinco novas medidas serão adotadas pelo município para combater a propagação da Covid-19, entre elas a proibição da realização de eventos de massa na cidade, sejam públicos ou privados, a partir da próxima segunda-feira (16). Além disso, a contratação imediata de 189 profissionais de saúde - sendo 96 enfermeiros e 93 técnicos de enfermagem - também integra o rol de ações. 

O prefeito citou, também, a liberação de todas as pessoas acima dos 60 anos para que exerçam as respectivas atividades de casa, sendo extensiva a recomendação para os servidores da Prefeitura que se enquadrem no perfil.

Leia também:

Publicidade

Coronavírus: Brasil tem primeiros casos de transmissão comunitária

Navio isolado no Porto do Recife tem segundo caso suspeito de coronavírus

Publicidade

"A partir das medidas, da adesão coletiva da população junta em prol do combate ao novo coronavírus, esperamos que ocorra um mínimo avanço da Covid-19. Mas caso haja, que ocorra de forma gradual para que nosso serviço de saúde comporte os casos notificados", ressaltou Geraldo Julio durante a coletiva.

Uma outra recomendação que também objetiva conter a disseminação do novo coronavírus, é a de evitar o cumprimento por meio de aperto de mãos, beijo e abraço. Será lançada uma campanha publicitária para reforçar o informativo com a mensagem: “A maior demonstração de afeto neste momento ao cumprimentar é evitar aperto de mão, abraço e dois beijinhos.”

Publicidade

Também serão distribuídos a partir deste sábado, cerca de 500 mil materiais informativos aos setores mobilizados da sociedade civil como creches, escolas, shoppings, comércio, repartições públicas e privadas para ajudar a evitar a disseminação da doença.

Contratação de profissionais médicos

O secretário de Saúde do Recife, Jailson Correira, durante a coletiva deste sábado, falo sobre a importância na contratação dos profissionais de saúde como fator essencial para reforço das equipes e atendimento dos pacientes. “Iremos reforçar a vigilância tanto na atenção primária dos pacientes, quanto no reforço das unidades de saúde, redes de urgências e emergências, policlínicas e hospitais.”

O secretário falou, ainda, sobre a orientação advinda do Ministério da Saúde sobre o uso de máscaras que deve ser feito apenas por pessoas sintomáticas, ou seja, que estão com os sintomas da doença ou que convivem na mesma residência de alguém que esteja infectado. “Além de não haver necessidade do uso contínuo de máscaras, também é recomendado, para evitar a superlotação dos hospitais, que os pacientes só procurem as unidades de referência caso apresentem sintomas respiratórios graves, febre ou que tenham tido contato recente com alguém infectado”, declarou.

Confira todas as medidas anunciadas pelo prefeito do Recife: 

- Proibição da realização de grandes eventos públicos e privados na Cidade;

- Recomendação para que as instituições públicas e privadas liberem as pessoas acima de 60 anos para trabalhar de casa;

- Lançamento da campanha publicitária “a maior demonstração de afeto nesse momento é ao cumprimentar as pessoas evitar o aperto de mãos, o abraço, e o beijinho;

- Contratação de 189 profissionais de saúde;

- Adiamento de todos os eventos em equipamentos culturais da Prefeitura do Recife;

- Adiamento da I Conferência Municipal de Políticas sobre Álcool e outras Drogas do Recife;

- Recomendação para que pessoas que cheguem de viagem internacional permaneçam em isolamento domiciliar por 7 dias;

- Distribuição de álcool em gel individual para os servidores da Prefeitura que atuam realizando visitas nas ruas da cidade e residência das pessoas;

- Capacitação à distância dos 198 mil voluntários da plataforma Transforma Recife;

- Capacitação à distância dos arte-educadores da CTTU para realização de campanha educativa.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.