Folha de Pernambuco Governo de Pernambuco antecipa recesso escolar da rede estadual

Governo de Pernambuco antecipa recesso escolar da rede estadual

A decisão tem o objetivo de otimizar o calendário letivo de 2020 e já começa a valer a partir desta sexta-feira (15)

A decisão tem o objetivo de otimizar o calendário letivo de 2020 e já começa a valer a partir desta sexta-feira (15)

A decisão tem o objetivo de otimizar o calendário letivo de 2020 e já começa a valer a partir desta sexta-feira (15)

Folha de Pernambuco

O recesso da Rede Estadual de ensino foi antecipado para a segunda quinzena de maio e ocorrerá entre os dias 16 e 29 deste mês, conforme anunciado na tarde desta quinta-feira (14) pela Secretaria Estadual de Educação e Esportes por meio de uma rede social. A suspensão da produção e distribuição de novas aulas já começa nesta sexta-feira (15), e o retorno da volta das atividades remotas, com novos conteúdos, será no dia 1º de junho. Esse recesso coincide com o período de isolamento mais rígido nos municípios de Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Camaragibe e São Lourenço da Mata e tem o objetivo de reduzir os impactos causados pela ausência das aulas presenciais, tanto para os alunos quanto para os professores, além de tentar otimizar o calendário letivo deste ano.

De acordo com Fred Amancio, o secretário da pasta, a quantidade de horas e dias letivos previstos para o ano escolar de 2020 já está bem prejudicada. “Estamos trabalhando com um cenário, ainda incerto, de retomarmos as atividades presenciais no mês de julho. A gente sabe que esse retorno, caso aconteça, será por etapas e não de forma integral, por isso precisamos de um calendário definido para que seja possível cumprir com o que resta e também repor o que ficou faltando”, afirmou o secretário. “A antecipação do recesso vai coincidir com a quarentena nos cinco municípios de forma estratégica. Além disso, quando o retorno acontecer, teremos a chance de dar continuidade, uma sequência às atividades letivas, sem precisar parar novamente”, explicou Amancio.

Leia também:
Para volta às aulas, escolas propõem medição de temperatura, sapato extra e uso de máscara
Escolas privadas de Pernambuco retornam às atividades, mas de forma remota
Pernambuco oferece material online para estudantes na pandemia

Durante o recesso, ficam suspensas a produção e divulgação de novas as aulas remotas, que estavam sendo transmitidas pela televisão, através do canal da TV Pernambuco, para os alunos do Ensino Médio; e através da plataforma Educa-PE, para os alunos do Ensino Fundamental II, do 6º ao 9º ano. Além de novos conteúdos, ficam suspensas também demais atividades não presenciais. “Algumas escolas da rede pública montaram um plano próprio, com um projeto específico de aulas e divulgação. Essas atividades também estão suspensas durante o recesso”, ressaltou Fred.

A recomendação do governo é que os estudantes possam revisar os conteúdos que já foram ministrados desde que houve a retomada das aulas remotas, no início de abril. “As tvs parceiras que transmitem as nossas aulas já estão com o cronograma de reprise pronto. E todo o conteúdo e material de apoio que já foram passados pelos professores também está disponível nas plataformas que vêm sendo utilizadas”, disse o gestor.

Rede privada
Já a rede privada permanece com as aulas remotas, que foram retomadas no dia 4 de maio, após o fim das férias, que foram antecipadas para o mês de abril. No entanto, com o isolamento rígido que passa a valer a partir de amanhã, o Sindicato dos Professores de Pernambuco (Sinpro-PE) recomenda que os professores possam ministrar essas aulas de casa. “O que tem sido levantado nos sindicatos e acordado com os professores é que essas aulas sejam dadas, preferencialmente, de casa”, afirmou Wallace Barbosa, secretário de Comunicação do Sinpro. Segundo ele, alguns professores ainda estavam ministrando as aulas das escolas, por não terem em casa o material necessário para dar a aula remota.

Acompanhe a cobertura em tempo real da pandemia de coronavírus

+ Coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo  + Coronavírus na Política + Coronavírus na Economia + Coronavírus em Diversão&Arte + Coronavírus no Esporte

Últimas