Inep responde a dúvidas de internautas sobre Enem

O Inep publicou um vídeo no qual as servidoras da autarquia Alani de Souza e Flávia Basso respondem a perguntas feitas nas redes sociais

O Inep publicou um vídeo no qual as servidoras da autarquia Alani de Souza e Flávia Basso respondem a perguntas feitas nas redes sociais

O Inep publicou um vídeo no qual as servidoras da autarquia Alani de Souza e Flávia Basso respondem a perguntas feitas nas redes sociais

Folha de Pernambuco

Camisa de time é permitida no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o lanche não precisa estar em recipiente transparente e documento vencido pode ser apresentado no dia do exame. Essas são algumas das respostas dadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo exame, a dúvidas de internautas.

O Inep publicou nesta quinta-feira (31) um vídeo no qual as servidoras da autarquia Alani de Souza e Flávia Basso respondem a perguntas feitas nas redes sociais.

Confira o vídeo:



"Pode usar a camiseta do seu time, não tem problema. A gente sempre recomenda que você use uma roupa confortável para você fazer o exame da melhor maneira possível", diz Flávia.

Leia também:
Universidade promove aulão gratuito para o Enem nesta sexta
28 linhas de ônibus terão reforço para 1º dia do Enem
Enem 2019 mobiliza 1.523 PMs em Pernambuco

"Lanches precisam estar em embalagens transparentes? Não, não precisa, mas durante a prova há um procedimento de vistoria dos lanches pela equipe de aplicação", esclarece Alani.

Elas ressaltam ainda que a caneta usada para responder o Enem deve ser de material transparente e tinta preta. "Não precisa de outra, usa essa que é garantia", diz Flávia.

Outra dúvida respondida é sobre o uso de identidade vencida. Neste ano, os participantes poderão usar documentos vencidos para identificação nos dias do exame.

Esses documentos, no entanto, de acordo com o Ministério da Educação (MEC), devem ser originais e conter foto. Cópias simples, autenticadas em cartório ou documentos sem foto não serão aceitos pelos aplicadores.

"Pintei o cabelo, está diferente do documento, tem problema? Não tem problema, mas se a sua fisionomia estiver diferente do documento que você apresentar no dia da aplicação, você vai ser direcionado para a sala da coordenação. Mas não se preocupa, você não vai ser impedido de fazer a prova por esse motivo", diz Alani.

Ainda de acordo com as servidoras, mulheres que engravidaram após o período da inscrição e, por isso não solicitaram nenhum atendimento diferenciado, devem chegar mais cedo e informar o coordenador de local se necessitarem de algum auxílio.

O Enem será aplicado nos próximos domingos, 3 e 10 de novembro. Cerca de 5,1 milhões de candidatos estão inscritos no exame. Na pagina do Enem, na internet, está disponível a lista do que pode e o que não pode ser levado para o exame. Também está disponível a lista dos documentos aceitos para a identificação dos candidatos e a relação do que pode levar a eliminação dos participantes.