Folha de Pernambuco Inmet emite alerta, e chuvas fortes em Pernambuco devem seguir até sexta

Inmet emite alerta, e chuvas fortes em Pernambuco devem seguir até sexta

São esperadas chuvas de até 50 milímetros por dia e ventos intensos de 40 a 60 km/h

São esperadas chuvas de até 50 milímetros por dia e ventos intensos de 40 a 60 km/h

São esperadas chuvas de até 50 milímetros por dia e ventos intensos de 40 a 60 km/h

Folha de Pernambuco

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de chuvas fortes para todo o Estado de Pernambuco nesta quinta-feira (20). O aviso é válido até as 10h desta sexta-feira (21). São esperadas chuvas de até 50 milímetros por dia e ventos intensos de 40 a 60 km/h. Moradores devem ficar atentos e acionar a Defesa Civil da sua cidade em caso de emergências.

A chuva forte começou a cair na noite dessa quarta-feira (19). De acordo com dados da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), a cidade de Tracunhaém, na Zona da Mata Norte, registrou o maior índice de precipitação das 24 horas contadas até 6h desta quinta, com 43,1 milímetros. Em Nazaré da Mata, também na Mata Norte, foram 42 mm. Na Região Metropolitana do Recife, foram contabilizados 39,3 mm em Araçoiaba, 37,4 mm em Ipojuca, e 31,4 mm no Recife.

Leia também:
Evento raro, diz Apac sobre ventos de mais de 50 km/h na RMR
Ventos fortes fecham Aeroporto do Recife e três voos são desviados para Maceió
Ventos e chuvas fortes derrubam parte da decoração de Carnaval de Olinda


Fenômeno
As chuvas foram causadas pelo fenômeno vórtices ciclônicos de altos níveis - de origem tropical e, em geral persistentes no Nordeste. "O sistema é formado no continente e se desloca pela região. A parte que estava no oceano atingiu o litoral de Pernambuco nas últimas horas", detalhou o meteorologista da Apac, Thiago do Vale.

Últimas