Isolamento já evitou ao menos 200 mortes no Recife

Dado tem base nos estudos realizados pela Prefeitura da Cidade no acompanhamento da pandemia da Covid-19

Dado tem base nos estudos realizados pela Prefeitura da Cidade no acompanhamento da pandemia da Covid-19

Dado tem base nos estudos realizados pela Prefeitura da Cidade no acompanhamento da pandemia da Covid-19

Folha de Pernambuco

As estratégias de enfrentamento ao novo coronavírus em Pernambuco começaram antes mesmo do primeiro caso de infecção pelo vírus ser registrado no Estado. Pesquisas, análises de outros países e orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram os caminhos a serem seguidos. E, até agora, o isolamento social tem sido julgado como mais eficaz do que qualquer medicamento para combater a pandemia.

Segundo o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, um dos estudos feitos pela Prefeitura apontou que ao menos 200 mortes tenham sido evitadas na Cidade por conta das medidas de restrição adotadas. "O estudo estima que, neste momento, 13 de abril, temos 200 mortes evitadas só na cidade do Recife por conta das medas de isolamento social. É uma estimativa, mas mostra que quem tem guardado o isolamento pode ficar tranquilo por ajudar a evitar mortes”, disse.

Recife, com 672 casos, e a Região Metropolitana do Recife (RMR), com 1057 no total, são o epicentro da doença no Estado. “A doença chegou e se estabeleceu através dos bairros de classe média mais alta, mas no Recife já temos casos de infecção e óbitos em praticamente todos os bairros da Cidade. É importante lembrar que essa não é uma doença distante, uma doença de televisão. Pouco a pouco vai chegando na pessoa que ia ao culto ou à missa no final de semana, que ia ao dominó. É muito importante não deixar para tomar as medidas muito tarde. Hoje, Manaus (o Amazonas tem 1.275 casos) é a cidade que melhor guarda isolamento social, mas talvez com certo arrependimento por não ter feito antes”, ressaltou Jailson Correia.

Leia também:
Metade dos novos casos de Covid-19 em PE são de profissionais da saúde
Covid-19: Pernambuco soma 1.154 casos e mais de 100 mortes, entre elas a de um bebê de 7 meses
Brasil tem 105 novas mortes por coronavírus em 24h; total é de 1.328
Covid-19 é dez vezes mais letal que H1N1, diz OMS
São Paulo tem mais de 1,5 mil curados da Covid-19


Acompanhe a cobertura em tempo real da pandemia de coronavírus

+ Coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo  + Coronavírus na Política + Coronavírus na Economia + Coronavírus em Diversão&Arte + Coronavírus no Esporte