Jornalista Laurentino Gomes lança livro no Recife sobre escravidão

Sessão de autógrafos será na Livraria Saraiva, no Shopping RioMar

Sessão de autógrafos será na Livraria Saraiva, no Shopping RioMar

Sessão de autógrafos será na Livraria Saraiva, no Shopping RioMar

Folha de Pernambuco

O escritor Laurentino Gomes lança no Recife, nesta quarta-feira (23), o livro "Escravião I: do primeiro leilão de cativos em Portugal até a morte de Zumbi dos Palmares". A sessão de autógrafos será na Livraria Saraiva, no Shopping RioMar, no bairro do Pina, Zona Sul do Recife, a partir das 19h. O autor é conhecido pela trilogia "1808", sobre a fuga da família real portuguesa para o Rio de Janeiro; "1822", sobre a Independência do Brasil; e "1889", sobre a Proclamação da República.

A obra traz 30 capítulos e 480 páginas em cadernos de imagens, mapas e tabelas. A publicação mostra como o Brasil, maior território escravista do Ocidente, gerou sua população negra, a maior do planeta.

Leia também:
Entrevista com Laurentino Gomes: um mergulho na origem da exclusão social
Livro conta história de amor a partir do Alzheimer


"Nenhum outro assunto é tão importante e definidor da nossa identidade nacional quanto à escravidão. Conhecê-lo ajuda a explicar o que fomos no passado, o que somos hoje e também o que seremos daqui para a frente", afirma o autor.

O livro ainda reúne uma série de ensaios e reportagens de campo, em um texto repleto de documentos, Laurentino Gomes apresenta o primeiro volume de sua nova trilogia, resultado de seis anos de pesquisas, que incluíram viagens por 12 países e três continentes.