Manchas de óleo chegam à Praia dos Carneiros, em Tamandaré

Informação foi confirmada pela Secretaria de Meio Ambiente de Pernambuco

Informação foi confirmada pela Secretaria de Meio Ambiente de Pernambuco

Informação foi confirmada pela Secretaria de Meio Ambiente de Pernambuco

Folha de Pernambuco

Manchas de óleo chegaram à Praia dos Carneiros, uma das principais e mais visitadas do Estado, em Tamandaré, no Litoral Sul de Pernambuco, na manhã desta sexta-feira (18). A informação foi confirmada pela Secretaria de Meio Ambiente de Pernambuco.

Ainda não há informações sobre a quantidade do material encontrado na praia. O secretário estadual de Meio Ambiente, José Bertotti, se deslocou para o local para fazer um sobrevoo. As manchas voltaram a aparecer no Estado nessa quinta-feira (17). Cerca de 1,2 mil litros foram recolhidos do litoral em operação nessa quinta. O material estava na direção da praia de São José da Coroa Grande e foi recolhido antes de atingir a areia.

Leia também:
Operação recolhe 1,2 mil litros de óleo no litoral de Pernambuco
Equipes sobrevoam Litoral Sul em busca de manchas de óleo


A Praia dos Carneiros já havia sido afetada no início de setembro, mas de maneira bem mais branda. A mancha desta manhã chegou à faixa de areia com a maré cheia, por volta das 6h. Donos de pousadas, pescadores e servidores da Prefeitura de Tamandaré realizaram um mutirão para tentar remover o material da praia. Um dos locais mais atingidos foi em frente ao Bora Bora, ponto bastante famoso da praia. 

Segundo o advogado e vice-presidente da Associação para Desenvolvimento da Praia dos Carneiros (Adesc), Danilo Oliveira, o material encontrado em Tamandaré nesta sexta é mais espesso e mais fácil de retirar. "A mancha se concentrou em uma larga faixa de areia na praia, mas as pessoas estão conseguindo coletar com luvas de borracha e sacos de lixo. Fomos informados inclusive que em Tamandaré já não tem mais estes materiais e estamos providenciando que sejam trazidos de cidades vizinhas", disse.

A associação reforça que a mancha de óleo não afetou os mangues e também não foram vistos vestígios em outros pontos da praia.