Metade dos novos casos de Covid-19 em PE são de profissionais da saúde

Boletim desta segunda-feira (13) registra um total de 377 pessoas do setor infectadas pelo novo coronavírus

Boletim desta segunda-feira (13) registra um total de 377 pessoas do setor infectadas pelo novo coronavírus

Boletim desta segunda-feira (13) registra um total de 377 pessoas do setor infectadas pelo novo coronavírus

Folha de Pernambuco

Dos 194 casos confirmados de Covid-19 em Pernambuco nas últimas 24 horas, 50,5% são ligados a profissionais da saúde. O boletim desta segunda-feira (13) da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco aponta 98 novas infecções em pessoas da área, chegando a um total de 377 doentes. Outros 276 testados tiveram resultado negativo para a presença do novo coronavírus.

De acordo com o secretário de Saúde do Estado, André Longo, foram registradas 1.120 ocorrências de síndrome gripal em profissionais da saúde e mais de 600 testes realizados até o momento.

Leia também:
Pernambuco é o estado mais transparente nos dados da Covid-19


"Não é o número de Pernambuco que é alto (em relação aos profissionais de saúde infectados. É que Pernambuco foi o primeiro estado a adotar sistema de testagem e afastamento. É um compromisso com eles e com os pacientes para que haja maior segurança”, disse o gestor, garantido que tão logo seja ampliada a capacidade, serão realizados mais testes no setor, assim como naqueles que atuam na área de segurança.

Longo fez questão de reforçar ainda o esforço para aquisição de equipamentos de proteção individual (EPIs), para diminuir os riscos de contaminação no contato com pacientes infectados. “Já foram distribuídos em torno de cinco milhões de itens. Foram repassados 1.2 milhão itens só na semana passada. Temos recebido itens disputados mundialmente, como máscaras N95. Recebemos 150 mil unidade semana passada e temos um milhão de máscaras compradas por entregar”, contabilizou.

Entre os profissionais da saúde diagnosticados com a Covid-19, Pernambuco tem duas mortes registradas. São duas técnicas de enfermagem que atuavam no Hospital Getúlio Vargas (HGV).

Acompanhe a cobertura em tempo real da pandemia de coronavírus

+ Coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo  + Coronavírus na Política + Coronavírus na Economia + Coronavírus em Diversão&Arte + Coronavírus no Esporte