Motoristas farão validação facial para renovar CNH

Sistema é pioneiro no Nordeste e ficará sob a responsabilidade da Diretoria de Operações do Detran

Sistema é pioneiro no Nordeste e ficará sob a responsabilidade da Diretoria de Operações do Detran

Sistema é pioneiro no Nordeste e ficará sob a responsabilidade da Diretoria de Operações do Detran

Folha de Pernambuco

O Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran), em parceria com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), implantou nessa segunda-feira (23) o sistema de validação facial para condutores no Estado. A ferramenta será utilizada para garantir uma maior segurança nas operações de renovações da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e mudanças ou adições de categoria. O sistema é pioneiro no Nordeste e ficará sob a responsabilidade da Diretoria de Operações do órgão.

O sistema necessita de uma confirmação de 90% de similaridade da leitura facial com a imagem registrada no banco de dados. “A imagem coletada sobe para o banco de imagens do sistema nacional de condutores e vai ser comparada com as fotos anteriores do usuário”, disse o gestor de habilitação de condutores do Detran-PE, Nivaldo Carneiro.

Em caso de uma mudança muito brusca no perfil do usuário e consequentemente a similaridade não atingir a porcentagem necessária, as imagens serão enviadas para a coordenação do Registro Nacional de Carteira de Habilitação (Renach), que verificará e fará a liberação manual. Com esse novo procedimento, o usuário só seguirá para as demais etapas de seu processo após a validação efetiva de suas imagens coletadas, garantindo sua devida identificação nas etapas seguintes, o exame médico e a avaliação psicológica.

Leia também:
Detran orienta sobre proteção contra o cerol para motociclistas
App do Detran disponibiliza serviços e consultas
Maio Amarelo: Detran-PE lança blitz psico-médico-pedagógica


O sistema esteve entre as ações da Semana Nacional do Trânsito e é considerado pelo gestor como um grande avanço tecnológico e um elemento de segurança importante para evitar fraudes e promover maior segurança nos processos mencionados.