Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Nova ponte para pedestres será inaugurada na av. Agamenon este sábado

Equipamento faz parte de um projeto implantado pela CTTU; Além da ponte, foram implantados novos semáforos e faixas de pedestres

Folha de Pernambuco|

Equipamento faz parte de um projeto implantado pela CTTU; Além da ponte, foram implantados novos semáforos e faixas de pedestres
Equipamento faz parte de um projeto implantado pela CTTU; Além da ponte, foram implantados novos semáforos e faixas de pedestres Equipamento faz parte de um projeto implantado pela CTTU; Além da ponte, foram implantados novos semáforos e faixas de pedestres

Uma nova ponte para pedestres foi instalada sobre o canal da avenida Agamenon Magalhães, na altura do Real Hospital Português, no Recife. O equipamento faz parte de um projeto da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) para garantir a segurança dos pedestres. Além da ponte, foram implantados novos semáforos e faixas de pedestres. O esquema de mobilidade será inaugurado oficialmente neste sábado (23), mas já está funcionando desde a manhã desta sexta-feira (22).

Segundo a CTTU, o novo equipamento diminui em 250 metros o percurso feito pelos pedestres para transitar entre a Ilha do Leite e o bairro do Paissandu. A ponte, implantada pela Autarquia de Limpeza e Manutenção Urbana (Emlurb), possui 15 metros de comprimento e custou aproximadamente de R$ 134 mil aos cofres públicos.

Para os pedestres que atravessam a avenida, o conjunto de mudanças foi benéfico. A estagiária Wiliane Aquino, 23, que vai ao Real Hospital Português diariamente, aprovou as novas instalações, que afirmou que a novidade garantiu um “ganho de tempo muito grande”. “Passa muita gente por aqui, mas as pessoas também se preocupam com a questão da segurança. Enquanto os agente estiverem aqui, está tudo bem, mas, de noite, eu não vou arriscar passar por aqui”, observou Wiliane.

A recepcionista Lindaci Rodrigues, 51, trabalha há 20 anos em uma empresa localizada na Ilha do Leite e também aprovou a nova ponte: “Agora está muito melhor, conseguimos atravessar com mais segurança e tranquilidade”. Para ela, “é uma iniciativa muito boa e precisa ser reproduzida em outros pontos da avenida”.

Publicidade

Leia também:

Militar que atropelou e matou cadeirante na Agamenon tem CNH suspensa

Publicidade

Bairro da Ilha do Leite terá Zona 30 em outubro

Pedestres se queixam de travessia arriscada na BR-101

Publicidade

Atenção, condutores

Com a instalação dos novos equipamentos, o fluxo de veículos na área também será alterado. A partir deste sábado (23), os veículos oriundos da Zona Sul que entram para a Ilha do Leite passam a acessar o bairro diretamente pela Rua Doutor João Asfora, de modo que o novo semáforo deve controlar o fluxo e permitir a conversão à direita na Agamenon. Atualmente, o movimento é realizado pela agulha de acesso existente entre as vias principal e local da Agamenon Magalhães. O novo esquema também irá permitir o acesso à pista principal para os condutores que seguem na via local oriundos dosbairros da Ilha do Leite e Coelhos, por exemplo.

De acordo com a presidente da CTTU, Taciana Ferreira, o novo esquema, apesar de contemplar os motoristas, deve priorizar o fluxo de pedestres. “É uma área de alto fluxo de pedestres, uma grande quantidade de linhas de ônibus passa por aqui e os usuários do transporte público costumam atravessar de um lado da via para o outro”, afirmou Taciana. “Todas as nossas intervenções recentes são feitas a partir das demandas da população. Pretendemos fazer isso na Agamenon inteira para, assim, trazer mais segurança para os pedestres”, completou.

Novo esquema de trânsito na Agamenon Magalhães
Novo esquema de trânsito na Agamenon Magalhães Novo esquema de trânsito na Agamenon Magalhães

Novo esquema de trânsito na Agamenon Magalhães - Arte: Divulgação | CTTU

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.