Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Por descumprimento da quarentena, Prefeitura do Recife interdita 20 lojas da cidade

Em Casa Amarela, sete estabelecimentos foram fechados no largo comercial

Folha de Pernambuco|

Em Casa Amarela, sete estabelecimentos foram fechados no largo comercial
Em Casa Amarela, sete estabelecimentos foram fechados no largo comercial Em Casa Amarela, sete estabelecimentos foram fechados no largo comercial

Desde o início da vigência do decreto estadual de quarentena rígida, no último sábado (16), a Prefeitura do Recife deu início a uma operação permanente para fazer valer as determinações do decreto. Cerca de 500 servidores dos serviços essenciais estão por dia nas ruas orientando a população e fazendo a fiscalização. São agentes de órgãos como a Guarda Municipal do Recife, CTTU, Dircon e Csurb.

No total, a Prefeitura já ordenou 56 estabelecimentos de comércio formal, sendo 20 interdições e 36 adequações de estabelecimentos essenciais às regras do decreto. Nos bloqueios da CTTU, 75 mil veículos já foram abordados com taxa de respeito ao decreto de 95%. Os dados são de até as 17h desta segunda-feira (18).

Em Casa Amarela, sete estabelecimentos foram fechados no largo comercial, sendo uma vidraçaria, uma loja de cosméticos, três financeiras e duas farmácias, em que os funcionários não estavam com EPIs, nem adotando as medidas de higiene e distanciamento. As farmácias poderão reabrir ao se adequar as medidas.

Leia também:

Publicidade

Pernambuco bate recorde diário de mortes por Covid-19

Pernambuco tem melhor adesão ao isolamento social em sete semanas

Publicidade

Outros 15 estabelecimentos de serviços essenciais foram notificados por descumprimento do decreto, como a disponibilização de álcool em gel na entrada e o distanciamento dos clientes. Atenderam de imediato às orientações e seguiram abertos.

De forma positiva, outras 30 visitas de orientação e verificação foram realizadas, tendo a fiscalização e sendo encontrado tudo de acordo com o decreto.

Publicidade

A Prefeitura do Recife também começou a atuar na área comercial de Nova Descoberta, Zona Norte da cidade. Durante toda esta segunda-feira (18), 13 estabelecimentos foram interditados por não se enquadrarem como serviços essenciais: barbearias, sementeira, lava-jato, marcenaria, vidraçarias, lojas de conserto de celulares entre outros.

Outros 21 estabelecimentos de serviços essenciais como farmácias, mercados e açougues foram notificados para o cumprimento do decreto e se adequaram imediatamente, podendo continuar abertos.

Trânsito

Nas ruas, foram montados 16 pontos de bloqueio em toda a cidade em ação conjunta da CTTU com a Polícia Militar. Foram abordados mais de 75 mil veículos no período, sendo 38.170 mil no final de semana: 24.856 no sábado e 14.314 no domingo. Já nesta segunda-feira (18), primeiro dia útil da quarentena foram abordados 37.248 veículos.

A Prefeitura do município calcula que houve um índice de respeito ao rodízio de cerca de 95% dos veículos abordados, os 5% restantes foram orientados a retornar ao ponto de origem.

Acompanhe a cobertura em tempo real da pandemia de coronavírus

+ Coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo+ Coronavírus na Política+ Coronavírus na Economia+ Coronavírus em Diversão&Arte+ Coronavírus no Esporte

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.