Prefeitura divulga os homenageados do Carnaval de Olinda

Os vencedores foram Ivo de Xambá e Byll de Olinda (em memória)

Os vencedores foram Ivo de Xambá e Byll de Olinda (em memória)

Os vencedores foram Ivo de Xambá e Byll de Olinda (em memória)

Folha de Pernambuco

A Prefeitura de Olinda revelou os nomes dos homenageados do Carnaval 2020. O anúncio foi nesta segunda-feira (10), na Praça do Carmo. O balorixá Ivo de Xambá e o artista plástico Byll de Olinda (em memória), levaram o título. A votação popular foi realizada por meio das urnas eletrônicas, que foram distribuídas em seis bairros da cidade. Cada olindense escolheu um representante entre as categorias vivo e in memoriam.

Com 1444 votos, um dos representantes da comunidade afrodescendente de Pernambuco Ivo de Xambá, que representa a Nação Xambá, foi o ganhador na categoria entre os candidatos vivos. No discurso da entrega da placa comemorativa, ele disse emocionado que a honra não seria só dele. "É de toda comunidade negra. É essa força que está representada aqui", falou. Ivo ainda dedicou a homenagem a todas as religiões de matrizes africanas do Brasil, e também para todas as comunidades negras.

Leia também:
Alceu Valença e Fafá de Belém lançam música carnavalesca
Prefeituras arrecadam até R$ 40 milhões com patrocínio de Carnaval
Maestro Edson Rodrigues e Bloco das Flores são os homenageados do Carnaval do Recife em 2020

Já Byll de Olinda foi homenageado com 625 votos e ganhou na categoria in memoriam. Olinda Aguiar, filha do artista plástico, representou o pai na homenagem. "O meu nome é uma homenagem ao que ele fez para esse município. Uma prova de amor que a cidade agora retribui."

O anúncio dos vencedores foi feito pelo prefeito Professor Lupércio. Concorreram dez candidatos, cinco em cada categoria. “São dez pessoas que representaram e continuarão representando bem esse legado”, comentou o gestor.

Acessibilidade

A Prefeitura de Olinda deu início ontem as inscrições para o Camarote da Acessibilidade, que seguem até o dia 18, das 8h às 12h. O espaço é reservado a pessoas com deficiência. Os cadastros podem ser feitos de três formas: por e-mail olindacamaroteacessibilidade@gmail.com; pelos telefones 3429.6777 e 992378374; ou presencialmente, na Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos de Olinda, que fica na avenida Getúlio Vargas, 536- Bairro Novo. Nome completo, RG e número de telefone da pessoa com deficiência e de seu acompanhante serão pedidos para efetivar os registros.

O Camarote da Acessibilidade será montado na avenida Liberdade, na Praça do Carmo, e deve operar das 9h às 16h, de sábado a terça-feira de Carnaval.