Recife retoma vacinação contra gripe nesta segunda-feira

Secretária de Saúde do município manterá a imunização concentrada em dois drive thrus: no Shopping RioMar e na Avenida Recife

Secretária de Saúde do município manterá a imunização concentrada em dois drive thrus: no Shopping RioMar e na Avenida Recife

Secretária de Saúde do município manterá a imunização concentrada em dois drive thrus: no Shopping RioMar e na Avenida Recife

Folha de Pernambuco

Os idosos que ainda não se imunizaram contra a gripe no Recife podem tomar a dose da vacina a partir desta segunda-feira (30). A Secretaria de Saúde (Sesau) da Capital dará continuidade à vacinação com as 27 mil doses restantes. O órgão afirma que ainda não recebeu novas doses do Ministério da Saúde (MS), mas garante que o público prioritário não precisa se preocupar, pois todos serão vacinados até o próximo dia 15, quando acaba a primeira fase da campanha.

Para evitar aglomeração e não permitir que os idosos se exponham em ambientes onde circulam pessoas doentes, como as unidades de saúde, a Sesau manterá a imunização deles concentrada em dois drive thrus, mas com mudança de lugar de um dos pontos.

Leia também:
Mulher é quinta vítima fatal da Covid-19 em Pernambuco; casos chegam a quase 70
Idosos são 38% do total de casos de coronavírus em Pernambuco, segundo Governo


Novamente haverá imunização para os idosos no Shopping Riomar, e o novo ponto será na Avenida Recife, na frente do Big Bompreço (antigo Walmart), em Areias, nº 3.777. Os drives são fruto de parcerias com o Grupo JCPM e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PE), respectivamente.

A vacinação dos idosos nas escolas, creches, clubes e outros locais só será retomada quando a Sesau Recife receber mais doses de vacina contra Influenza do Ministério da Saúde (MS). A expectativa é de que haja reabastecimento na próxima semana. Acredita-se que a procura dos idosos pela imunização excedeu as expectativas, tanto no Recife como em diversas cidades do País, por causa da pandemia da Covid-19.

A Folha de Pernambuco entrou em contato com o Ministério da Saúde para saber quando será enviada uma nova remessa de vacinas para Pernambuco e aguarda resposta. Vale salientar que a vacina não protege contra o novo coronavírus.

Balanço
Na última sexta-feira (27), a Prefeitura do Recife ultrapassou a marca de mais de 150 mil pessoas vacinadas contra a gripe em quatro dias de vacinação, o que representa mais de 60% dos idosos e profissionais de saúde que deveriam ser imunizados nos 18 dias úteis desta primeira fase de Campanha Nacional de Vacinação Contra Gripe, que vai até o dia 15.

Somente na sexta, foram imunizadas mais de 20 mil pessoas, sendo 4.200 idosos nos pontos de vacinação drive thru montados no Shopping Riomar, no Pina, e no Parque da Macaxeira, na Avenida Norte. Já os profissionais de saúde foram vacinados exclusivamente em cerca de 150 unidades de saúde do Recife, na tentativa de separá-los do público com mais de 60 anos.

Próximas etapas
Dividida em três etapas, a Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe deste ano tem como novidade a inclusão das pessoas com deficiência e dos adultos a partir dos 55 anos nos grupos prioritários para imunização. A partir do dia 16 de abril, quando se inicia a segunda fase da campanha anual, serão vacinados os professores de escolas públicas e privadas, pessoas com doenças crônicas não-transmissíveis e profissionais das forças de segurança e salvamento.

Na última etapa, entre os dias 9 e 23 de maio, serão imunizadas as crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filho há até 45 dias), adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em cumprimento de medida socioeducativa, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade, pessoas com deficiência e adultos de 55 a 59 anos.