Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ruas de Jaboatão têm aglomerações em meio à pandemia da Covid-19

Folha de Pernambuco constatou movimentação intensa no centro da cidade, principalmente em bancos e loterias

Folha de Pernambuco|

Folha de Pernambuco constatou movimentação intensa no centro da cidade, principalmente em bancos e loterias
Folha de Pernambuco constatou movimentação intensa no centro da cidade, principalmente em bancos e loterias Folha de Pernambuco constatou movimentação intensa no centro da cidade, principalmente em bancos e loterias

Mesmo com a determinação do Governo do Estado e das prefeituras municipais, ainda é possível constatar alguns pontos da Região Metropolitana do Recife (RMR) com aglomerações. A Folha de Pernambuco circulou pelas ruas do centro de Jaboatão dos Guararapes e registrou grande circulação de pessoas, principalmente nas casas lotéricas e bancos, com aglomeração nas filas e desrespeito ao pedido de distância mínima de um metro entre cada um. O comércio ambulante também tinha movimentação intensa.

Por meio de nota, a Prefeitura de Jaboatão afirmou que tem adotado medidas de conscientização para informar a população. “Carros de som têm circulado pelas sete regionais do município alertando a população sobre a necessidade do isolamento social como medida de combate à disseminação do novo coronavírus, bem como alertas feito via publicações nos meios oficiais de comunicação da prefeitura”, diz o texto.

No centro da Jaboatão, em praças, como a de Santo Amaro, e na região próxima da estação de metrô, era visível a presença de idosos (integrantes do grupo de risco do novo coronavírus). Alguns se distraiam disputando jogos de tabuleiro, com diversas crianças também circulando pela área. Um viatura da Polícia Militar estava próxima ao local observando a movimentação. Ainda conforme a nota, o prefeito Anderson Ferreira encaminhou um ofício ao Governo do Estado de Pernambuco solicitando apoio da Polícia Militar para fiscalizar e coibir aglomerações.

A Secretaria de Defesa Social (SDS) informou que o Centro Integrado de Comando e Controle Regional da SDS (CICCR), que coordena as forças de segurança durante a pandemia de Covid-19, tem feito diversas ações no município de Jaboatão dos Guararapes para fazer cumprir as medidas sanitárias, como dispersão de aglomerações e fechamento de estabelecimentos comerciais não essenciais. Ainda segundo a SDS, desde o dia 18 de março, foram registradas 4.646 atuações no município a partir de denúncias recebidas pelo 190. “Na orla de Candeias e Piedade, o patrulhamento ostensivo tem coibido qualquer tipo de reunião e comércio, em ação conjunta da Polícia Militar com o Corpo de Bombeiros. As duas corporações também estão atuando juntas nas Operações Comércio, Bar Seguro e Lei Seca, que vistoriam e ordenam o fechamento de lojas, restaurantes, bares e similares contrários às restrições de funcionamento”, informou a SDS. Também estão sendo feitas fiscalizações em pontos de mototáxi, cuja circulação está proibida, e operações para coibir realização de feiras que não visam ao abastecimento da população, a exemplo de feiras de troca-troca e de cavalos.

Publicidade

O mercado público de Cavaleiro era o ponto de maior aglomeração, com bastante movimentação de pessoas à procura de frutas e verduras. O local está liberado para funcionar até 14h - após o horário, os estabelecimentos da área precisam fechar. Além disso, a assessoria do município informou que restringiu a venda de produtos apenas de gêneros alimentícios. “A Guarda Municipal e o Procon têm atuado diariamente na fiscalização de estabelecimentos comerciais de serviços não essenciais que insistem em abrir as portas em detrimento das normas estabelecidas”, informa a nota. No local, a reportagem encontrou também um vendedor de máscaras de tecido no sinais próximos do centro.

Vale citar que a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes apresentou recentemente o Centro de Triagem e Tratamento para o Coronavírus (CTTC), que entrará em funcionamento na próxima semana. A unidade, localizada na Estrada da Batalha, no bairro de Jardim Jordão, terá 131 leitos de retaguarda e sala vermelha de estabilização para atender aos pacientes contaminados pelo novo coronavírus. A estrutura terá respiradores e concentradores de oxigênio. As obras estão sendo realizadas com recursos próprios da prefeitura.

Publicidade

Leia também:

Jaboatão ganha 131 leitos para tratamento de pacientes com coronavírus

Publicidade

Jaboatão paga nesta sexta-feira parcela do 13º para servidores aposentados

Acompanhe a cobertura em tempo real da pandemia de coronavírus

+ Coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo+ Coronavírus na Política+ Coronavírus na Economia+ Coronavírus em Diversão&Arte+ Coronavírus no Esporte

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.