Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Seminário no Recife discute a preservação da cultura alimentar

Evento reúne pesquisadores de gastronomia, educadores e nutricionistas, nesta quarta (6), no Museu da Cidade do Recife

Folha de Pernambuco|

Evento reúne pesquisadores de gastronomia, educadores e nutricionistas, nesta quarta (6), no Museu da Cidade do Recife
Evento reúne pesquisadores de gastronomia, educadores e nutricionistas, nesta quarta (6), no Museu da Cidade do Recife Evento reúne pesquisadores de gastronomia, educadores e nutricionistas, nesta quarta (6), no Museu da Cidade do Recife

O seminário “Cozinha Regional Pernambucana & Educação Alimentar” acontece nesta quarta-feira (6), no Museu da Cidade do Recife, instalado no Forte das Cinco Pontas. Ao longo do dia, pesquisadores e profissionais de gastronomia irão discutir a importância da preservação da cultura alimentar como um fortalecedor da cidadania. O acesso é gratuito para quem se inscrever previamente.

Quem coordena o encontro é o especialista em antropologia da alimentação, Raul Lody. Ele defende que a globalização tende a uniformizar os hábitos alimentares, por isso os acervos gastronômicos de diversos povos precisam de ações de proteção dos processos culinários.

Os especialistas nas áreas de alimentação, educação, nutrição e antropologia estarão distribuídos em mesas-redondas. A programação inclui a discussão de temas como a valorização dos ingredientes regionais de Pernambuco, o reconhecimento da agricultura familiar e da biodiversidade na construção da educação alimentar, além de pertencimento, cultura alimentar regional e gastronomia pernambucana.

Leia também:

Publicidade

Alimentação do brasileiro ainda precisa melhorar

Como será a alimentação no futuro?

Publicidade

Serviço:

Endereço: praça das Cinco Pontas, s/n, Recife

Publicidade

Credenciamento: 8hs às 9h

Abertura: 9h às 9h15

Encerramento: 16h30

Entrega de certificados: 17h

Programação:

Mesa 1 – 9h15 às 10h15h

Valorização da Agricultura Familiar e da Biodiversidade na Construção da Educação Alimentar

Participações: Juliana Dias, Jornalista especializada em Gastronomia, Doutorado em História das Ciências, das Técnicas e Epistemologia (UFRJ)

Severino Ramos, Mestre em Educação (UFPE), Coordenador do Armazém do Campo (MST/PE, com atuação no Instituto Agroecológico Latino Americano/Paulo Freire (Venezuela)

Mesa 2 – 10h30 às 11h30

Valorização dos Ingredientes Regionais de Pernambuco

Participações: Rivandro França – Etnochefe, Pesquisador de Ingredientes, comanda o Restaurante Cozinhando Escondidinho, no Recife

Juciany Medeiros, Nutricionista (UFPB) e Doutoranda em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial (UFPE)

Mesa 3 – 14hsàs 15:00h

Os Aspectos Nutricionais dos Alimentos de terroir.

Participações: Sandra Marinho, Nutricionista (UFPE). Certificação de Suficiência, Investigadora na Área de Antropologia Social (Universidade de Salamanca)

Adilson Santana – Cozinheiro e Consultor em Gastronomia, Praticante da Ecogastronomia em Plantas Alimentícias Convencionais

Mesa 4 – 15h15 às 16h15

Pertencimento, Cultura Alimentar Regional e Gastronomia Pernambucana

Participações: Neide Shinohara, Farmacêutica-Bioquímica (UFRPE), Pesquisadora de Ciência e Tecnologia de Alimentos e Cultura Alimentar

Isabella Jarocki – Jornalista e Turismóloga, Pesquisadora de Gastronomia e Hospitalidade

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.