Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Sétimo hospital de campanha é entregue no Recife com 107 leitos

Este é o último hospital de campanha previsto no Plano Municipal de Contingência Covid-19 da Prefeitura do Recife, construído para atender pessoas com suspeitas ou infectadas pelo Covid-19

Folha de Pernambuco|

Este é o último hospital de campanha previsto no Plano Municipal de Contingência Covid-19 da Prefeitura do Recife, construído para atender pessoas com suspeitas ou infectadas pelo Covid-19
Este é o último hospital de campanha previsto no Plano Municipal de Contingência Covid-19 da Prefeitura do Recife, construído para atender pessoas com suspeitas ou infectadas pelo Covid-19 Este é o último hospital de campanha previsto no Plano Municipal de Contingência Covid-19 da Prefeitura do Recife, construído para atender pessoas com suspeitas ou infectadas pelo Covid-19

Foi entregue, na manhã desta terça-feira (5), o Hospital Provisório Recife 3 (HPR3), localizado no bairro da Imbiribeira, na Zona Sul do Recife. Este é o sétimo e último hospital de campanha previsto no Plano Municipal de Contingência Covid-19 da Prefeitura da capital pernambucana, construído para atender pessoas com suspeitas ou infectadas pelo Covid-19.

Com mais de 2.300 m2 de área construída em um galpão desativado, na Avenida Mascarenhas de Moraes, o Hospital Provisório Recife 3 conta com 107 leitos, sendo 80 Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e 27 enfermarias. Do total, 40 desses leitos já começam a funcionar nesta terça, sendo 20 de UTI e 20 de enfermaria. De acordo com a PCR, assim como vem sendo feito na maioria dos hospitais de campanha, a abertura dos demais leitos para os pacientes será de forma gradual, até atingir o pleno funcionamento.

O novo centro hospitalar vai receber apenas pessoas encaminhadas de outras unidades de saúde, como policlínicas municipais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) estaduais, através da Central de Regulação de Leitos.

Leia também:

Publicidade

Em 40 dias, Pernambuco mobilizou 1.067 leitos para a Covid-19

Ambulâncias e viaturas da segurança pública passam por desinfecção no Recife

Publicidade

Geraldo Julio não descarta adotar lockdown no Recife

“São 107 leitos que marcam a conclusão do plano de obras da Prefeitura. Sete hospitais de campanha foram concluídos em 40 dias. São Mais de mil leitos, 300 de UTI e milhares de internações que poderão ser feitas para pacientes da Covid-19”, afirmou o prefeito Geraldo Julio.

Publicidade

O prefeito falou ainda que quase todo o investimento utilizado na construção das novas estruturas é municipal. "Os recursos que chegaram do Governo Federal foram bastante limitados e não fazem jus a todo esse esforço. Mas o mais importante é que muitas vidas serão salvas. A gente chega hoje [terça-feira] a praticamente 100 altas de pacientes que estavam nesses leitos de UTI. Esse é o esforço que vale a pena”, contou Geraldo Julio.

O sétimo hospital de campanha municipal será administrado pelo Instituto Humanize de Assistência e Responsabilidade Social (IHARS), que contratou 667 profissionais para atuar na unidade, sendo 110 médicos, 87 enfermeiros e 189 técnicos de enfermagem. Com essas contratações, o número de profissionais mobilizados pela Prefeitura do Recife como reforço para enfrentamento à pandemia já passa dos 2.800.

O hospital conta ainda com área segura para que os profissionais coloquem e tirem os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), além de dormitório e refeitório para a equipe. As paredes internas do HPR3, assim como outros hospitais de campanha municipais, receberam adesivação com imagens de janelas com fotos de paisagens e intervenções gráficas, para levar um pouco de vida e de colorido às tradicionais paredes brancas dos hospitais.

TOTAL DE LEITOS NO RECIFE

A Secretaria de Saúde do Recife (Sesau) construiu 1.054 leitos, sendo 313 de UTI e 741 de enfermaria. Desses, 494 estão abertos para os pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19 - 114 leitos de UTI e 380 de enfermaria. Até essa segunda-feira (3), 274 pessoas estavam internadas nos leitos municipais, sendo 73 nas UTIs e 201 nas enfermarias.

Acompanhe a cobertura em tempo real da pandemia de coronavírus

+ Coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo+ Coronavírus na Política+ Coronavírus na Economia+ Coronavírus em Diversão&Arte+ Coronavírus no Esporte

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.