Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Trump diz que estava sendo 'sarcástico' sobre injeção de desinfetante

O comentário causou confusão e alarme generalizados

Folha de Pernambuco|

O comentário causou confusão e alarme generalizados
O comentário causou confusão e alarme generalizados O comentário causou confusão e alarme generalizados

O presidente americano, Donald Trump, minimizou nesta sexta-feira (24) suas declarações sobre o uso de injeções de desinfetante para combater o novo coronavírus.

Trump disse que foi sarcástico quando sugeriu que as pessoas poderiam tentar a injeção do produto. "Eu estava fazendo uma pergunta sarcástica a repórteres como você, apenas para ver o que aconteceria", disse a jornalistas na Casa Branca.

Durante uma coletiva de imprensa na quinta-feira, Trump perguntou aos cientistas presentes sobre o papel dos desinfetantes na morte do coronavírus. "Destrói (o vírus) em um minuto. Um minuto. E existe uma maneira de fazer isso com uma injeção ou como uma limpeza interna? Porque você vê que o vírus entra e se multiplica tremendamente nos pulmões", disse ele.

Leia também:

Publicidade

Casa Branca acusa a mídia de distorcer declarações de Trump

Trump é acusado de irresponsabilidade após sugerir desinfetante contra coronavírus

Publicidade

Trump apresenta plano para retomar atividade econômica nos EUA

Trump agora diz que estava conversando com um jornalista, fazendo "uma pergunta sarcástica a um repórter".

Publicidade

Na verdade, ele estava conversando diretamente com um funcionário do Departamento de Segurança Interna na sala de reuniões, Bill Bryan. Sentada ao lado de Bryan estava a principal consultora médica de coronavírus da Casa Branca, Dra. Deborah Birx.

Trump frequentemente faz provocações aos jornalistas em suas coletivas e na quinta-feira, e chamou dois deles de "falsos". Ele também repetiu suas queixas frequentes de que a mídia o trata de forma injusta e minimiza suas realizações.

No entanto, ao discutir sobre as injeções, Trump nem chegou à fase de perguntas e respostas e todas as falas foram entre ele e outras autoridades. O comentário sobre o desinfetante causou confusão e alarme generalizados nesta sexta-feira (24).

Joe Biden, candidato democrata para enfrentar Trump nas eleições de novembro, se somou à enxurrada de piadas na internet e declarou: "Não posso acreditar que tenha dito isso, mas por favor, não bebam água sanitária".

O grupo do popular produto doméstico Lysol disse em comunicado que "sob nenhuma circunstância nossos desinfetantes devem ser administrados ao corpo humano (por injeção, ingestão ou qualquer outra via)".

A porta-voz da Casa Branca, Kayleigh McEnany, disse que a mídia tirou o "presidente Trump do contexto", mas não disse que ele estava sendo sarcástico.

Os Estados Unidos registraram 1.258 mortes pelo novo coronavírus nas últimas 24 horas, segundo a Universidade John Hopkins. Estas mortes elevam a 51.017 o número total de óbitos por COVID-19 nos Estados Unidos, o país mais castigado pela pandemia, segundo números oficiais. 

Acompanhe a cobertura em tempo real da pandemia de coronavírus

+ Coronavírus em Pernambuco, no Brasil e no mundo+ Coronavírus na Política+ Coronavírus na Economia+ Coronavírus em Diversão&Arte+ Coronavírus no Esporte

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.