Vantagem no G4 não tira pés do chão do Sport

Leão é o vice-líder da Série B 2019, com 56 pontos, mas técnico Guto Ferreira alerta: "ainda não subimos"

Leão é o vice-líder da Série B 2019, com 56 pontos, mas técnico Guto Ferreira alerta:

Leão é o vice-líder da Série B 2019, com 56 pontos, mas técnico Guto Ferreira alerta:

Folha de Pernambuco

A derrota por 1x0 para o Guarani, na partida passada pela Série B do Campeonato Brasileiro 2019, está longe de ser um tropeço que preocupe o Sport em termos de classificação na tabela. O incômodo, porém, é mais subjetivo. Faltando apenas seis rodadas para o término da temporada, o Leão, por maior que seja a folga no G4 da competição, ocupando a vice-liderança, com 56 pontos, precisa abrir o olho. Estar próximo do acesso é diferente de já ter conquistado.

"Dentro do nosso ambiente não tem oba-oba, mas de repente isso pode ter entrado na cabeça, achando que já subimos. Se ouve falar tanto disso do lado de fora que talvez tenham pensado isso. A gente sabe que não subiu. Temos uma gordurinha e tínhamos batalhado para ter esse direito de errar. Não estamos acomodados. Precisamos ralar para conseguir o acesso", afirmou o técnico Guto Ferreira.

Parte da alta confiança do Sport no acesso está nos números. Antes do revés diante do Guarani, o Leão estava há oito partidas sem perder, acumulando cinco vitórias e três empates. E, mesmo com o tropeço, o clube tem 98,3% de probabilidade de conseguir o acesso, segundo o site “Chances de Gol”. Mesmo assim, um novo tropeço na rodada seguinte, segunda, contra o Coritiba, no Couto Pereira, pode tornar a estrada rumo à Série A um pouco mais tortuosa.

Para os supersticiosos, vale um dado: em 2013, ano do último acesso do Sport à Série A, o time chegou a perder duas partidas seguidas na reta final da temporada, ficando no G4 apenas por conta do número vitórias. Em seguida, todavia, engatou dois triunfos e assegurou a vaga na elite do futebol nacional com uma rodada de antecedência. Se uma nova arrancada se repetir, a festa pelo retorno ao Brasileirão pode acontecer de forma ainda mais precoce.

Leia também:
Sport aguarda Adryelson e Yago para jogo contra o Coritiba
'Ganhou quem buscou mais', analisou Guto em derrota do Sport