Bolsonaro: mais um PL de segurança deve ser enviado ao Congresso

Presidente da República afirmou que são três propostas à disposição e que irá escolher o que estiver "mais palatável"

Jair Bolsonaro disse que vai escolher uma das propostas

Jair Bolsonaro disse que vai escolher uma das propostas

Adriano Machado/Reuters

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta terça-feira (26) que o governo deve entregar ao Congresso Nacional nesta semana mais um PL (projeto de lei) com a temática de segurança pública, sem detalhar qual seria o teor da proposta. "É um por semana. Vou para Manaus agora, depois de amanhã é o segundo projeto, a gente envia para a Câmara", disse.

Leia mais: Bolsonaro: 'Há vantagens, prós e contras no dólar como está agora'

Ao ser perguntado sobre o teor, Bolsonaro apenas afirmou que são três propostas à disposição e que irá escolher o que estiver "mais palatável". "Tem três, eu vou escolher um, o que estiver mais palatável eu apresento. O que eu quero é que o cidadão de bem tenha como exercer o seu direito a legítima defesa", disse o presidente.

Na segunda-feira (25), Bolsonaro afirmou que vai apresentar um projeto de lei para permitir ações de GLO (Garantia da Lei e da Ordem) em reintegrações de posse no campo. O objetivo é liberar as forças federais de segurança, como Exército e Polícia Federal para retirar invasores de propriedades rurais. À noite, o presidente sugeriu que pretende dar garantia legal a quem reagir armado dentro de casa contra invasor. "Dentro de casa, você tem de ser dono de você."

Na semana passada, o governo enviou ao Congresso um projeto que prevê excludente de ilicitude — instrumento que ameniza e até isenta de pena agentes que, por exemplo, matam em serviço — para participantes de ações de GLO.