Logo R7.com
RecordPlus
Autos Carros

Caminhão inovador: Citroën Type N350 completa 60 anos

“Belphégor” mudou a trajetória dos comerciais da marca com direção hidráulica e sistema de freios de alta pressão inspirado no Citroën DS

Autos Carros|Marcos Camargo JrOpens in new window

  • Google News
Citroën Type N350 Citroën/Divulgação

A Citroën celebra os 60 anos do Type N350, caminhão lançado em outubro de 1965 e conhecido pelo apelido “Belphégor”. Considerado um dos veículos mais inovadores da época, o N350 não foi o primeiro utilitário da marca porém marcou época com design ousado e projetos interessantes que deixaram um legado no mercado europeu. Produzido ao longo de dez anos, o Belphégor deu origem a diversos tipos de caminhões como bombeiro, caçamba tradicional e até ônibus.

Citroën Type N350 Citroën/Divulgação

Nos anos 1960, o Type N350 adotou direção hidráulica, freios de alta pressão inspirados no Citroën DS e vidros extras na cabine para ampliar a visibilidade. Oferecia mais de 140 combinações de configuração, com motores a gasolina ou diesel.


Citroën Type N350 Citroën/Divulgação

O projeto foi criado por Flaminio Bertoni, designer responsável por clássicos como o 2CV e o Traction Avant. Suas linhas ousadas deram ao caminhão uma identidade única. O apelido “Belphégor” surgiu por causa da série francesa homônima exibida na época, cujo clima misterioso lembrava o visual do modelo.

Citroën Type N350 Citroën/Divulgação

Entre as versões mais lembradas está a de 1969, usada inclusive por corpos de bombeiros. Media 5,34 m de comprimento, 2,14 m de largura e 2,28 m de altura, pesava 2.120 kg e transportava até cinco ocupantes. A capacidade de carga variava de 3,5 a 8 toneladas, e a velocidade máxima era de 70 km/h.


Citroën Type N350 Citroën/Divulgação

A comemoração dos 60 anos do Type N350 destaca o espírito inovador da Citroën. O legado do “Belphégor” reflete o DNA criativo da empresa, que continua presente na linha atual.

✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.