Modelos da Vespa podem ganhar airbags no futuro

Bolsa inflável será desenvolvida em parceria com a Autoliv

Resumindo a Notícia

  • Empresas desenvolvem bolsa inflável mais acessível que pode equipar os modelos da Vespa
  • O equipamento será montado no chassis e dispara em milissegundos na frente do condutor
  • Produto ainda não possui previsão de lançamento
Ogrupo Piaggio em parceria com a empresa de segurança automotiva Autoliv, já desenvolve uma bolsa inflável mais acessível

Ogrupo Piaggio em parceria com a empresa de segurança automotiva Autoliv, já desenvolve uma bolsa inflável mais acessível

Divulgação

Colocar airbag em uma motocicleta não é algo novo, uma vez que desde 2006 a Honda Gold Wing vem equipada com esse equipamento de segurança. Contudo, o grupo Piaggio em parceria com a empresa de segurança automotiva Autoliv, já desenvolve uma bolsa inflável mais acessível para que pode equipar os modelos da Vespa. A informação vem do site indiano Autocar India.

Segundo as empresas, a bolsa inflável aumentaria a segurança dos pilotos, pois teriam de fato um sistema para protegê-los contra colisões e, também, quedas. O equipamento será montado no chassis da motocicleta e dispara em milissegundos na frente do condutor. Inclusive, a Autoliv já desenvolveu um conceito e fez simulações avançadas em um computador para saber se o airbag realmente confere segurança ao motociclista. Além disso, já começou a realizar testes de colisão em uma escala real. No entanto, as duas companhias não informaram quando pretendem lançar o produto de segurança no mercado.

Vale ressaltar que hoje em dia, as motocicletas contam com diversos equipamentos de segurança

Vale ressaltar que hoje em dia, as motocicletas contam com diversos equipamentos de segurança

Divulgação

Vale ressaltar que hoje em dia, as motocicletas contam com diversos equipamentos de segurança como controle de tração, controle de estabilidade, piloto automático adaptativo, detector de ponto cego, freios ABS, entre outros. Todavia, todos esses sistemas ajudam a evitar uma batida e não protegem contra um queda, como promete a bolsa inflável feita pelo grupo Piaggio e a Autoliv, o que pode salvar a vida de muitos motociclistas em caso de uma queda.

*Em colaboração Felipe Salomão

Últimas