Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Volvo revela novo EX90 elétrica na Europa: modelo será vendido no Brasil 

SUV elétrico tem motorização de até 517 cv e pode rodar até 600 km com uma carga na bateria

Autos Carros|Do R7 e Marcos Camargo Jr.

Novo Volo EX90 traz os traços característicos da marca sueca, que estão presentes na assinatura luminosa em formato de "T"
Novo Volo EX90 traz os traços característicos da marca sueca, que estão presentes na assinatura luminosa em formato de "T" Novo Volo EX90 traz os traços característicos da marca sueca, que estão presentes na assinatura luminosa em formato de "T"

Depois de divulgar diversas imagens do EX90, a Volvo apresentou o SUV elétrico na Europa, onde será vendido apenas em 2023 no velho continente e, também, na China e nos Estados Unidos, onde será produzido. Por aqui, o crossover, que terá motor de até 517 cv e autonomia de 600 km, deve desembarcar no Brasil em 2024, quando será vendido ao lado do XC90, que pode ganhar uma reestilização nos próximos anos. Também será posicionado acima do C40 e XC40 Recharge. Veja todos os detalhes do novo Volvo EX90. 

Traseira conta com faróis no formato de "C"
Traseira conta com faróis no formato de "C" Traseira conta com faróis no formato de "C"

O Volvo EX90 utiliza a nova plataforma SPA2, que é dedicada para carros elétricos. Também vem equipado com dois motores elétricos com imã permanente, que entregam 517 cv com torque de 92,8 kgfm. Para mandar energia para esse propulsor, o crossover traz uma bateria de 111 kWh, que confere uma autonomia de até 600 quilômetros com uma carga. Segundo a fabricante, é possível fazer de 10% a 80% do carregamento da bateria em apenas 30 minutos.

SUV tem 4,95 metros de comprimento e um entre-eixos de 2,98 m
SUV tem 4,95 metros de comprimento e um entre-eixos de 2,98 m SUV tem 4,95 metros de comprimento e um entre-eixos de 2,98 m

O novo Volvo EX90 tem 4,95 metros de comprimento e um entre-eixos de 2,98 m, o que permite acomodar sete passageiros sem muitos apertos. Além disso, tem 15% de aço e 25% de alumínio reciclados, bem como 48 kg de plásticos reutilizados e materiais de origem natural na carroceria e no acabamento interno. 

Novo Volvo EX90 conta com novas câmeras, radares, sensores e um novo sistema LIDAR a laser
Novo Volvo EX90 conta com novas câmeras, radares, sensores e um novo sistema LIDAR a laser Novo Volvo EX90 conta com novas câmeras, radares, sensores e um novo sistema LIDAR a laser

Visualmente, o novo Volo EX90 traz os traços característicos da marca sueca, que estão presentes na assinatura luminosa em formato de "T" nos faróis dianteiros. A traseira conta com faróis no formato de "C" e tem acabamento afilado. Por dentro, como já havia revelado semanas atrás, o novo EX90 tem uma central multimídia de 14,5 polegadas disposta na vertical com sistema Google e com conexão com Android Auto e Apple CarPlay sem fios. Também será possível utilizar o smartphone como chave para travar ou destravar as portas do SUV elétrico. Ainda tem um sistema de som assinado pela Bowers & Wilkins com alto-falantes dentro do encosto de cabeça dos bancos dianteiros.

Publicidade
Crossover tem uma central multimídia de 14,5 polegadas disposta na vertical com sistema Google
Crossover tem uma central multimídia de 14,5 polegadas disposta na vertical com sistema Google Crossover tem uma central multimídia de 14,5 polegadas disposta na vertical com sistema Google

Em relação aos sistemas semi autônomos, o novo Volvo EX90 conta com novas câmeras, radares, sensores e um novo sistema LIDAR a laser, que permite ter uma visão de 360 graus em tempo real de objetos que estão à volta do veículo, seja de dia ou de noite. Com essa tecnologia, o crossover pode evitar possíveis acidentes, uma vez que é capaz de perceber se o motorista está dirigindo de maneira segura.

*Com a colaboração Felipe Salomão

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.