Blog do Nolasco Com Ciro Nogueira na Casa Civil, Bolsonaro tenta ampliar base política

Com Ciro Nogueira na Casa Civil, Bolsonaro tenta ampliar base política

Alto integrante do governo, explica que senador terá como missão melhorar a "interlocução geral com a classe política e consolidar base de partidos para as eleições de 22"

O senador Ciro Nogueira (PP-PI), que aceitou ocupar a Casa Civil

O senador Ciro Nogueira (PP-PI), que aceitou ocupar a Casa Civil

Adriano Machado/Reuters - 27.07.2021

A chegada de mais um integrante do Centrão ao Palácio do Planalto é a aposta de Jair Bolsonaro para melhorar a relação política. A relação política, aliás, vem sendo, desde o início do Governo, uma das principais dificuldades do Presidente da República que chegou ao poder, em 2019, falando em romper laços com a política tradicional e com o chamado "toma lá da cá" que, se perpetua no poder desde a redemocratização do país.

Alto integrante do Governo, explicou ao Blog que, com Ciro Nogueira na Casa Civil, o Governo deve ganhar, "interlocução geral com a classe política e consolida uma base de partidos para as eleições de 2022". De fato, Ciro Nogueira é um político experiente, está no Congresso desde 1995, foi Deputado Federal por 4 mandatos e está no segundo como Senador da República. Esse currículo pode ajudar o Presidente da República a contornar os problemas, principalmente, com o Senado onde a CPI da Pandemia, vem causando desgaste.

Mas vale lembrar que o Senado tem se mostrado incontrolável e já foi, o responsável direto pela queda do ex-Ministro, Ernesto Araújo, das Relações Exteriores e mesmo assim, continuou vendendo caro qualquer apoio a Jair Bolsonaro. Nos bastidores, os Senadores, não costumam receber bem as críticas de Bolsonaro. Os Senadores atuam de forma conjunta quando ocorrer discussões públicas. As críticas do Presidente Jair Bolsonaro aos Senadores Renan Calheiros, Omar Aziz e Randolfe Rodrigues que estão no comando da CPI, reforçaram a oposição na casa. A troca de farpas pública, quase sempre se reverte em maior rejeição ao Governo no Senado.

A chegada de Ciro Nogueira na Casa Civil, principal Ministério do Governo, também mostra a ascensão da ala política no Governo. Além dele, Flávia Arruda, Secretaria de Governo e Fábio Faria, Ministro das Comunicações, são Deputados Federais e também estão com importantes funções no Palácio do Planalto. Quem perde com isso, são os Militares que, tem sua influência reduzida e chamada ala ideológica que, agora não conta com nenhum ministro no Palácio do Planalto, atuando ao lado de Jair Bolsonaro.

Últimas