CPI da política ou da Pandemia

Senadores ouviram Deputado Estadual do Amazonas, Fausto Vieira dos Santos (MDB), relator da CPI da Saúde realizada do estado em 2020 e discutem política regional.

Fausto Vieira na CPI da Covid nesta terça (29)

Fausto Vieira na CPI da Covid nesta terça (29)

Edilson Rodrigues/Agência Senado - 29.06.2021

A CPI da Pandemia, ouviu nesta terça-feira o Deputado Estadual do Amazonas, Fausto Vieira dos Santos do (MDB), o parlamentar foi relator da CPI da Saúde realizada pela Assembleia Legislativa do Estado no ano passado. Os deputados estaduais conseguiram concluir os trabalhos, num dos estados mais atingidos pela pandemia, sem pedir o indiciamento de nenhum dos gestores investigados. A CPI avaliou os trabalhos na saúde pública de todos os Governos Amazonenses desde 2011.

Mesmo assim, os Senadores da CPI da Pandemia, convocaram o Deputado Fausto Vieira e o que se escancarou hoje foi o uso político da comissão parlamentar de inquérito. Incomodado com o rumo do depoimento do parlamentar, o Senador Omar Aziz, presidente da Comissão parlamentar de Inquérito e que também é do Amazonas, afirmou que vai pedir as quebras de sigilo fiscal e telefônico do deputado, da mãe do parlamentar, conselheira do Tribunal de Contas do Amazonas, Yara Lins.

Em contrapartida, Fausto Vieira, lembrou a todo país que o Senador Omar Aziz e a família dele, são investigados por desvios milionários na saúde. O Senador nega todas irregularidades e afirma que não foi indiciado.

Foi um desserviço ao país, assistir a horas de briga política regional. Isso demonstra claramente que quase todas as discussões feitas pela CPI, precisam ser analisadas de uma ótica mais afastada. Os investigadores e juízes em questão, os Senadores da comissão, são políticos com viés ideológico e estão mais preocupados com o resultado das urnas do ano que vem, do que com  a investigação do mau uso dos recursos públicos que foram destinados ao combate à pandemia.

Últimas