Blog do Nolasco Em compromisso oficial em Dubai, Bolsonaro discute agricultura

Em compromisso oficial em Dubai, Bolsonaro discute agricultura

Presidente tratou de assuntos dos setores de agricultura e educação com o primeiro-ministro dos Emirados Árabes Unidos

  • Blog do Nolasco | Thiago Nolasco, da Record TV, e Hellen Leite, do R7

Presidente se encontra com primeiro-ministro dos Emirados Árabes Unidos neste sábado (13)

Presidente se encontra com primeiro-ministro dos Emirados Árabes Unidos neste sábado (13)

Em viagem aos Emirados Árabes Unidos, o presidente Jair Bolsonaro cumpriu a primeira agenda oficial neste sábado (13). No encontro com o primeiro-ministro dos EAU, Mohammed bin Rashid Al Maktoum, o chefe do Executivo do Brasil disse que conversou sobre negócios do setor da agricultura, que é um dos principais interesses do Brasil durante a viagem.

"Trocamos algumas impressões e agora os nossos ministros vão travar um diálogo com seus homólogos aqui. É um trabalho que a gente faz como se fosse um cartão de visitas. Os interesses existem em ambas as partes. A agricultura é muito importante para eles, inteligência artificial e defesa", comentou o presidente. Só em 2021, as trocas comerciais Brasil-EAU aumentaram 32%.

O presidente também assinou acordos de transferência de pessoas condenadas e de cooperação educacional e cultural com o país árabe. Seis ministros que integram a comitiva brasileira, além do deputado Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ) e do senador Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), também participaram da reunião. Nos próximos dias, Bolsonaro cumpre agenda no Bahrein e em Catar.

Passagens aéreas

Mais cedo, o ministro do Turismo, Gilson Machado, que faz parte da comitiva, comentou que outro interesse do Brasil no evento é a diminuição do preço das passagens aéreas. Ele explicou que uma vitória recente foi a permissão para a entrada do combustível Jet-A1 no mercado brasileiro.

"O Brasil é um país que precisa da aviação, muito, porque é um país continental. Nós temos lutado dia após dia para diminuir o preço da passagem. Uma grande vitória que nós tivemos foi a autorização para voar com Jet-A1 no Brasil. É um combustível que o mundo todo usa e é 10 centavos de dólar por galão mais barato", afirmou o ministro.

Jair Bolsonaro está em Dubai acompanhado da primeira-dama, Michelle Bolsonaro, e dos ministros Paulo Guedes (Economia), Carlos França (Relações Exteriores), general Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional), Braga Netto (Defesa), Bento Albuquerque (Minas e Energia) e Gilson Machado (Turismo). 

Últimas