Blog do Nolasco O substituto de Ernesto Araújo deve ser do Itamaraty

O substituto de Ernesto Araújo deve ser do Itamaraty

Após ser pressionado pelos senadores a trocar o Ministro de Relações Exteriores, Bolsonaro deve escolher um nome do Itamaraty para o cargo

  • Blog do Nolasco | Thiago Nolasco, da Record TV

Ernesto Araújo pediu demissão de seu cargo

Ernesto Araújo pediu demissão de seu cargo

Marcos Corrêa/PR - 03.03.2021

O Presidente Jair Bolsonaro ainda não conversou com o Ministro Ernesto Araújo que deve entregar, por volta das 16hs desta segunda-feira (29), durante uma reunião no Palácio do Planalto, a carta com o pedido de demissão do cargo. Ernesto Araújo vai deixar a função depois de forte desgaste político com o Senado Federal e sofrer duras críticas pela atuação durante a pandemia de coronavírus e no contato com países produtores de vacina.

Mas ao contrário do que querem parlamentares que trabalham para emplacar um político na função, foram falados nomes dos Senadores Antônio Anastasia e Fernando Collor, fontes que acompanham as negociações, disseram ao Blog,  que o Presidente Jair Bolsonaro, deve indicar um nome já do Ministério das Relações Exteriores para a função de comando da política externa do país. 

Nesse cenário, se tornam favoritos ao cargo de Ministro os embaixadores Nestor Foster que está em Washington e Luís Fernando Serra que representa o país na França.  Almirante Flávio Rocha que comanda a Secretária de Assuntos Estratégicos e a Secretaria de Comunicação e atua diretamente com o Presidente Jair Bolsonaro, é outro nome que pode ser indicado ao Ministério de Relações Exteriores.

O Martelo ainda não foi batido, mas a expectativa é que logo após a demissão de Ernesto Araújo que estava no cargo desde o início do Governo, seja anunciado o novo Ministro das Relações Exteriores.

Últimas