Blog do Nolasco TCU reafirma que não é autor de tabela divulgada por Bolsonaro

TCU reafirma que não é autor de tabela divulgada por Bolsonaro

Órgão diz que documento nunca esteve dentro de seus processos e irá investigar o vazamento do material

Bolsonaro foi desmentido pelo TCU

Bolsonaro foi desmentido pelo TCU

Youtube/Reprodução

O Tribunal de Contas da União (TCU) publicou, nesta terça-feira (8), um novo comunicado sobre a tabela com a suposta supernotificação de mortes por covid-19 divulgada pelo presidente Bolsonaro nesta segunda (7). Na nota, o órgão reforça que não é o autor do documento e que ele nunca esteve dentro de nenhum de seus processos. Ontem mesmo o TCU desmentiu a informação dada por Bolsonaro a seus apoiadores de que 50% das mortes em 2020 não teriam sido causadas por covid-19.

O tribunal explica ainda que a análise mostrada na tabela foi feita por um servidor do órgão. Posteriormente, o documento foi compartilhado para que fosse devidamente discutido pela equipe.

A nota diz também que as informações do documento não têm nenhum respaldo em fiscalizações do TCU. O órgão fará uma investigação interna para descobrir se houve algum tipo de vazamento indevido.

Leia o comunicado do TCU na íntegra:

Nota de esclarecimento

TCU presta esclarecimentos sobre autoria de documento que circulou na imprensa

08/06/2021

O TCU reforça que não é o autor de documento que circula na imprensa e nas redes sociais intitulado "Da possível supernotificação de óbitos causados por Covid-19 no Brasil".
O documento refere-se a uma análise pessoal de um servidor do Tribunal compartilhada para discussão e não consta de quaisquer processos oficiais desta Casa, seja como informações de suporte, relatório de auditoria ou manifestação do Tribunal. Ressalta-se ainda que as questões veiculadas no referido documento não encontram respaldo em nenhuma fiscalização do TCU.
Será instaurado procedimento interno para apurar se houve alguma inadequação de conduta funcional no caso.

Últimas