STF

Christina Lemos Partidos articulam barrar proposta de voto impresso na Câmara

Partidos articulam barrar proposta de voto impresso na Câmara

Esforço já reúne mais de dez legendas de várias correntes políticas. Ideia é evitar que questão seja levada ao STF, majoritariamente contrário à tese defendida por Bolsonaro e apoiadores

STF vê potencial explosivo de nova divergência com o Planalto em tema que afeta confiabilidade do resultado das eleições.

STF vê potencial explosivo de nova divergência com o Planalto em tema que afeta confiabilidade do resultado das eleições.

Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Um articulação política para barrar ainda na Câmara a tese da necessidade do voto impresso para validar o resultado da eleição presidencial de 2022 reúne líderes de pelo menos 10 partidos. A novidade é que o movimento congrega parlamentares de diversas correntes ideológicas que vão do DEM ao Republicanos, passando por legendas do Centrão, como PP e até do PSL. O objetivo é reunir apoio suficiente à manutenção do voto eletrônico e evitar que proposta legislativa para a mudança no sistema avance.

A mobilização é vista com bons olhos no STF, onde é majoritária a posição contrária à volta do voto impresso, ainda como forma de checagem do resultado das eleições. O tema é tido como explosivo, uma vez que projeta novo confronto entre a Corte e o Planalto – desta vez, lançando dúvidas sobre a legitimidade do processo eletrônico de apuração, dividindo a opinião dos eleitores que deverão obedecer e legitimar o resultado das urnas.

O próximo presidente do TSE, a substituir Roberto Barroso, é Alexandre de Moraes. O ministro, que comanda inquéritos como o das Fakes News, que apura o possível envolvimento de filhos do presidente Bolsonaro, servidores, parlamentares e empresários apoiadores do presidente em ataques ao Tribunal, é visto pelo Planalto como adversário político. Estes antecedentes no histórico de relações entre Moraes e Bolsonaro é visto como um complicador relevante, caso o STF seja chamado a dirimir a questão do voto impresso – o que a articulação política visa prevenir.

Últimas