Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Toffoli assumirá no lugar de Temer pela primeira vez

Presidente viajará a Nova Iorque para participar da Assembléia Geral da ONU. Magistrado será interino na presidência da República por 4 dias

Christina Lemos|Do R7

Dias Toffoli, presidente do STF
Dias Toffoli, presidente do STF Dias Toffoli, presidente do STF

Em uma de suas últimas missões ao exterior como governante do Brasil, o presidente Michel Temer viajará a Nova Iorque no final de semana para participar da Assembleia Geral da ONU. Durante sua ausência, prevista para quatro dias, assumirá interinamente a presidência da República o novo presidente do STF, Dias Toffoli, que tomou posse no Tribunal na última quinta-feira. Indicado por Lula há oito anos para o posto de ministro do Supremo, Toffoli mantém hoje boas relações com Temer, que, segundo assessoria, “são de caráter institucional”.

Aniversário longe de Brasília - Durante o período da viagem aos Estados Unidos, Michel Temer completará 78 anos. O aniversário do emedebista é no domingo, 23. No dia 25, será o primeiro a discursar na reunião da Assembleia Geral da ONU, segundo tradição que, desde 1947, garante ao Brasil a palavra em primeiro lugar. A partida de Temer deve ser antecipada para o sábado, 22.

O Planalto descarta a possibilidade de a primeira dama, Marcela Temer, acompanhar o presidente na missão, por causa do aniversário. Integrantes da comitiva, como o ministro da Fazenda, Eduardo Guardia, cogitam promover uma comemoração reservada para registrar a data.

Transição “civilizada” - A pouco mais de três meses do fim do mandato, Temer luta contra o isolamento político e decidiu assumir pessoalmente a defesa do próprio governo. Pesquisas recentes indicam que a rejeição popular ao emedebista passa dos 80%. Ministros palacianos garantem que, no que depender do presidente e da Casa Civil, comandada por Eliseu Padilha, a transição administrativa para o próximo governante vai se dar “em algo grau de civilidade, como deve ser” - declara integrante da equipe.

Colaborou: Cláudia Bengtson, da Recordtv

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.